domingo, 12 de abril de 2015

4º mandamento do empresário prestador de serviços

4 - Sempre que possível, evitarás o Poder Judiciário
Se, na condução de sua atividade empresarial, você entrar em rota de colisão com algum cliente, fornecedor, trabalhador ou seja lá quem for, tente resolver o problema sem a necessidade de ingressar com processo no Poder Judiciário.

Por mais que você tenha 100% da razão, respire fundo, tenha santa paciência e tente resolver o problema de maneira amigável (sim, isso nem sempre será possível, por isso o mandamento começa com o termo "sempre que possível").

O motivo desse mandamento é muito simples, e por uma questão de conveniência explicarei via imagens: 

A imagem acima é a iniciativa privada: rápida, ágil, cheia de vigor, sempre em busca de superação e ávida por resultados.

Essa imagem é o Poder Judiciário: não é submetido a nenhum controle de horário, a nenhum controle de produtividade e que tem plena consciência de que trabalhar ou passar a tarde toda lendo o site da Ti Ti Ti lhe renderá o mesmo salário no fim do mês. 

O que acontece quando o cara da primeira imagem precisa recorrer a essa obesa mórbida que pretensiosamente se chama de Justiça? Gastos com advogados, gastos com custas processuais, absolutamente nenhuma previsão de quando você terá um resultado final (poder ser no mês que vem, como pode ser em 2045) e nenhuma garantia de que você terá um resultado final favorável, pois cabeça de juiz é como cu de bebê, você nunca sabe o que vai sair dali.


Portanto, pense duas vezes antes de soltar o famoso "a gente vai resolver isso na justiça!". pois muitas vezes a paciência e o papo amigável podem te poupar prejuízos maiores e anos de incerteza no limbo jurídico kafkaniano que é o Poder Judiciário brasileiro.

Resumo do post: salvo raríssimas e louváveis exceções, a missão dos membros do Judiciário é trabalhar o mínimo possível e ganhar o máximo possível. Na condução de suas atividades empresariais, evite esses filhos da puta.
Mamando nas tetas do Estado e passando a rola na cara do povo brasileiro: como se não bastasse a remuneração estratosférica, juízes de todo o Brasil recebem desde outubro/2014 auxílio-moradia no valor de R$ 4.377,00. 

Um comentário:

  1. Olha, é fato que alguns juízes e servidores são incompetentes e preguiçosos, mas tbm é fato que a monstruosidade de processos que ingressam nos tribunais todos os dias dificultam muito a porra toda.
    Como vc bem sabe, no BR tudo é motivo pra entrar com processo. Já virou fonte de renda extra pra muita gente: processa a empresa de telefonia, processa o restaurante, o banco, o patrão, o empregado, o Estado e, no final, processa o Advogado tbm.
    Porra de um povo que não sabe negociar, não aceitar ceder um passo pra avançar dois... basta ter um parente/amigo Adévogado que o seromano sai bradando aos quatro ventos de peito aberto ameaçando de processar Deus e o mundo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...