quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

2017 e a vida padrão do trintão de classe média

Em 2017 completei 30 anos e, talvez por ser uma marca simbólica na vida de qualquer pessoa, passei a prestar mais atenção no que está acontecendo ao meu redor.

Eu não sei em que fase da vida vocês leitores se encontram, mas no meu caso de recém-trintão o que aconteceu foi o seguinte: 

Quem namorava noivou e postou nas redes sociais a "foto das mãozinhas" seguida de um discursinho emocionado sobre como estão ansiosos para começar essa nova jornada.

Vi bastante essa foto em 2017.
Quem estava noivo casou, com direito a festa chique que deve ter custado algo entre R$70k e R$ 100k, e depois disso foram passar a lua de mel onde todo mundo passa lua de mel (Aruba, Curacao, Paris etc).

Outra foto que vi bastante em 2017. Uma pose-padrão que todo fotógrafo de casamento manda o noivo fazer.
Muita gente trocou um hatch por um sedã, afinal você tem 30 anos e além de sentir que merece um possante, não custa nada mostrar para a sociedade que você está bem de vida e é capaz de parcelar um carro em 30x, não é verdade?

Investe num Corolla 2018, você merece.
Quem está casado anunciou gravidez e fez "chá revelação" pra revelar pra todo mundo o sexo do bebê. 

O tal do "chá de revelação", mais uma ótima ideia pra tirar dinheiro de trouxa
Quem estava grávida pariu uma criança e deu um nome da moda tipo Enzo, Téo, Ravi e Valentina.

Quem já tinha parido há meses pagou um fotógrafo para registrar o pequeno Enzo socando um bolo ("smash the cake"), afinal você tem que ter uma foto do seu príncipe cagado no chantily. 

Agora tenho essa foto super original do meu Enzo destruindo a porra toda
Quem pariu um Enzo em 2016 pagou entre R$ 10 e 15 mil para alugar um cerimonial infantil e fazer a festa temática/gourmet de 1 aninho do príncipe. 

Com um ano de idade o príncipe Enzo tem o grau de consciência de um couve-flor e não vai guardar qualquer memória do evento, mas é importante investir numa festinha de R$ 15k pro seu pequenino, afinal todos os amiguinhos do seu Enzo tiveram uma festinha também. 

Fui em duas festas com o tema circo
Essa é a fase da vida em que me encontro, e esse é o script que todo mundo está seguindo.

Quando digo todo mundo, refiro-me à bolha em que vivo: trintões de classe média em uma determinada localização geográfica do Brasil. 

Pode ser que você não viva nessa realidade e não se identifique com o post de hoje, mas tudo bem, eu só queria dizer o que testemunhei em 2017 mesmo.

Me pergunto o que diabos faz os meus contemporâneos e conterrâneos seguirem um mesmo script. Ou eles têm medo da liberdade e encontram conforto numa vida "control c control v", ou eles nem percebem que estão vivendo uma "vida padrão", o que é ótimo pro fotógrafo, pro cerimonialista, pro agente de viagens e outros vendedores de experiências "únicas".


2017 serviu para confirmar um sentimento que eu já tinha dentro de mim: eu não quero seguir esse script. Não tenho um plano 100% definido pra minha vida, mas certamente não vai consistir em ficar pagando caro por experiências padronizadas.

Não fiz o post pra ofender casados, papais e mamães. Um dia provavelmente casarei e botarei Madruguenzo no mundo. É do script caro e escroto que estou reclamando no post de hoje, o qual eu vou me opor com bastante gosto quando se minha hora chegar.

E vocês, amigos, também percebem esses padrões na vida alheia? Como se sentem em relação a isso? 

Aquele abraço!

250 comentários:

  1. Fala Madruga!

    Sinto essa mesma vontade de não seguir script, fazer o que todo mundo faz. Não entra na minha cabeça isso. Algo que sempre rende uma discussão em casa é todo evento infantil que a sra inglês é convidada, ela vem com a necessidade de presentear.

    Sinceramente não sigo nada dessas "regras sociais" e aos poucos a sra inglês vai seguindo rs

    Mas também percebo isso em minha volta...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Investidor Inglês! E o pior de tudo é que todo mundo faz isso no "modo automático", sem nem refletir sobre o assunto.

      Abraço!

      Excluir
  2. A única chance de retardar isso mesmo namorando seria namorar com uma mulher mais nova.

    Um cara de 35 namorando uma de 35 é mais pressionado. Se namorasse uma de 19 ou 20, teria menos pressão pra ter filhos.

    O cara tem que saber a idade da garota antes de chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pressão para ter filhos? Se você não quer filhos não se case com uma pessoa que queira ter filhos.



      Excluir
    2. Eu concordo contigo, Anôn, só não namoraria uma menina tão nova assim (19/20 anos, como você disse). Não quero ofender ninguém, mas uma pessoa de 19/20 anos via de regra não tem nada na cabeça. Fora o fato de que seria uma estudante, então você teria que bancar todas as saídas, rs.

      Abraço.

      Excluir
  3. Sair com putas a vida inteira. Não ter filhos e não casar.

    É o que dizem.

    Eu nunca namorei e nunca sai com putas. Não tenho conhecimento de nenhuma das alternativas.

    ResponderExcluir
  4. Ola Madruga,

    Este é o script da matrix mesmo: Um faz, todos fazem.

    Acho um desperdicio estas festas infantis em buffets caros.

    Tudo bem, pode fazer a festa, mas pode fazer algo simples, em casa, com familiares mais proximos.

    Este negocio de trocar de carro vejo muito tambem.

    Tem colega meu que anda da SUV, financiada rs.

    Nao sabia que voce tinha 30, pensei que voce teria uns 35 ja, bom demais.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior são casais que não tem patrimônio nenhum, gastando o dinheiro que não tem em festas de casamento.

      Excluir
    2. Quanto mais este pessoal gasta mais os bancos agradecem e financeiras agradecem.

      Tem o lado bom este pessoal paga nossa IF, sem eles não seria possível.

      Abraço

      Excluir
    3. Começar um casamento endividado é a receita do divorcio ou do chifre, esta é a realidade rs.

      Excluir
    4. esses casadinhos são uma piada !!!

      Excluir
    5. Fala, VDC! Tenho 30, rumo aos 31. Espero estar numa situação financeira bem mais confortável aos 35 anos.

      Abraço!

      Excluir
  5. Fim de ano... Confraternizações e amigos secretos estão quase obrigatórios, mesmo que fique evidente que muitos participantes só participam pra cumprir tabela. Esse é um pequeno exemplo de algo que já é quase uma obrigação.

    Seu post trata de muitos assuntos. Casamentos: Já reparam o quantidade de pessoas que encontram a "alma gêmea" quando vão chegando perto dos 30 anos.
    Porque era tão difícil encontrar antes? Na minha opinião porque quando passam dos 28, 29, 30 anos as pessoas decidem que tem que casar, aí encontram alguém mais ou menos adequado e casam, sem essa de romantismo exagerado etc. São decisões práticas.
    Por isso ao meu ver nem metade dos casamentos são formados por casai que realmente se "amam". E também por isso existem tantos divórcio, traições e infelicidade conjugal.
    Casamento deve acontecer quando o casal se sente pronto, filhos devem ser feitos quando os pais se sentem prontos e desejam um filho e por aí vai, sem metas de tempo.

    Por outro lado, hoje já com mais de 30 anos e solteiro tem um raciocínio diferente de muitos com relação a casamento.
    Até mesmo na blogsfera vi muitos defendendo a ideia de que o casamento deve acontecer quando a pessoa está estabilizada financeiramente. Financeiramente o raciocínio é correto.
    Mas e pro cara com 30 anos pra cima, entrar uma mulher solteira, sem filhos, sem traumas de relacionamentos ou casamento anterior e/ou que não tenha alta rodagem?
    Até 20 e poucos anos é muito mais fácil encontrar uma mulher da mesma faixa etária ou mais jovem sem esse histórico, quanto mais velhos ficamos menor fica essa possibilidade.
    Pra quem pensa em casar isso não deve ser ignorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon casamento não é obrigação ,da para ficar solteiro e ser feliz.

      Esta obrigação esta mais associada pressão social do que necessariamente ato de se casar por sentimento.

      Sobre a questão da estabilidade financeira, é mais ou menos por ai, porém tu tem que ver se não vai casar com uma múmia.

      EX: A mulher sendo tão disciplinada quanto você na questão financeiras, é quase inevitável que isso potencializar sua caminhada rumo IF, caso contrario pode atrasar em muito anos sua jornada.

      A questão sempre foi que ao não encontrar nenhuma dos pré requisitos demandados por sua persona, a melhor coisa que deve fazer é ficar solteiro.

      Eu sou caso a parte: ignorei todas esta lista acima, nem ter filhos eu minha esposa queremos ter.

      Ai tu me pergunta tu pensa isso agora, depois vai mudar de ideia .

      Muito pelo contrario já faz uns 13 anos que estou nessa vida e nunca mudei de ideia.

      A verdade é que estou cagando e andando para convenções sociais.

      Tanto que eu e minha esposa somos ditos pobres, e por incrível que pareça temos mais dinheiro que a média dos cargos de chefia de nosso circulo social.

      Portanto lhe digo se vai atrasar seu lado não procure sarna para se coçar.

      Convenção social é o caralho! O que importa é qualidade de vida.

      Outro ponto: Todo cuidado para não se casar com uma sangue suga que tende lhe levar para baixo, inclusive casar apenas por ter um rostinho bonito.

      Se você aceita namorar no Brasil : Para justiça bostileira você já é visto como marido.

      Portanto todo cuidado com quem se envolve, pode comprometer toda sua jornada.

      Filhos:Ninguém é obrigado ter filhos para enfiar nessa latrina comunista e se eximir das responsabilidade pelo ato, este tipo de atitude egoísta é o que mais vemos na humanidade.

      O cara enfia um monte de filho mundo, se eximi da responsabilidade além de criar problemas para sociedade.

      Antes de pensar em filhos se certifique de ser auto suficiente tanto financeiramente como psicologicamente.

      Sobre as mulheres de 30 anos para cima OBS isso cabe aos homens também.

      Procure por pessoas do circulo intelectual e financeiro.

      Esqueça baladas, barzinhos etc Tudo isso é bullshite midiático, e se não encontrar nenhuma pessoa nestes círculos intelectuais e alternativos fique solteiro.

      Os jovens da blogosfera estão perdidos, ao mesmo tempo que dizem ser anti Matrix, vivem a mercê da convenções social impostas por ela.

      Será que este pessoal vive o que prega mesmo? Tenho minhas dúvidas.
      Abraço


      Excluir
    2. Sou o anon 13:43.
      Obrigado pelo comentário detalhado Mestre.
      Tenho 33 e já passei da fase de idealizações sobre mulheres e casamento.
      (Embora eu não seja contra casamento, pelo contrário, acho que pode ser muito positivo.)

      E até por não esperar muita coisa sobre o tema, acaba ficando mais difícil querer casar.
      Não sou baladeiro, o que resta é encontrar alguém através do emprego, voltando a estudar ou através da "indicação" de alguém.
      Mas não tem planos sérios a respeito.
      Casar por casar com qualquer uma e viver fodido depois não vale a pena.

      Com relação aos jovens da blogsfera e a dita Matrix, digo o seguinte:

      São muitos os que criticam as chamadas convenções sociais.
      São muitos os que não gostaria de repetir certos comportamentos.
      Mas são poucos os que de fato fazem isso.

      Por fim. Mestre é admirável um homem com seu posicionamento ter conseguido uma esposa com comportamento parecido.
      Você tinha tudo pra permanecer solteiro.

      Excluir
    3. O Mestre dos Dividendos faz jus ao seu nome é um dos caras mais esclarecidos e com boas ideias/mentalidade de vida.

      Espero poder continuar te acompanhado nessa caminhada da IF. Idade também estou exatamente nos 30 anos, clt em SP, net worth ~500K, renda passiva de 2k pequeno negócio online.

      Você Mestre, assim como o Corey, deram muita sorte por terem encontrado a companhia certa, ou seja, aquela que se enquadra e se alinha aos seus objetivos. Eu não dei essa sorte, vou levando a vida solteirão, apesar de também viver rodeado de "patetas" como os descritos pelo Madruga.

      Já tive que escutar de um contato: "coitado de você...trabalha, não tem carro, mora em kitnet, deve ser um lixo viver assim, né?" Ok.

      A classe média vive no piloto automático, domesticado, manada...Tudo soa tão ridículo, e quando comecei a ler mais a respeito, me limitei a viver no meu small world, enquanto a IF não vem para que ai sim eu posso desfrutar daquilo que defini na minha mente como big world.

      Leitor Assíduo,
      Direto da Faria Lima

      Excluir
    4. Anon 1 e 2: Tanto eu quanto minha esposa somos pessoas introvertidas; neste quesito se sentiríamos mais a vontade dissecando um cadáver em vez de fazer cena numa convenção social qualquer.


      No que tange lazer: Tanto eu quanto ela gostamos de programas baratos como: música, games etc Único programa meio caro que gostamos é shows de bandas de metal, mas como estamos sem grana simplesmente não vamos.


      Então arrumar pessoas assim é raro hoje em dia, se não foste isso estaria solteira até hoje.

      Outro ponto particular é que temos poucos amigos e não ficamos nessas frescuras exibicionistas em rede sociais.

      Faz uns 4 anos que não atualizo minha rede social.

      Sei que é difícil encontrar pessoas assim , são casos fora da curva.

      Eu mesmo relutei muito a se casar, mas no que tange festa gastos simplesmente não fizemos nada disso.

      Simplesmente nos juntamos e não fizemos festa nenhuma.


      No que tange dinheiro: Tanto eu quanto ela fazemos poupança extrema e temos como objetivo maior a IF.

      Faz mais ou menos oito que traçamos este objetivos, e até hoje estamos seguindo firmemente.

      Sobre o que você disse do pessoal falar mal da frugalidade: Bom o pessoal que vivia no estilo carpe lote não minha juventude atualmente não consegue comprar um palito sem entrar no cheque especial, meus amigos do tempo adolescência todos fodidos e com contas a se perder de vista para pagar, pendurados com filhos, prestações de mecânicos, governo e médico nas costas.

      Não tenho inveja desse tipo de vida não! Alias já perdi uns cinco anos da minha vida com isso, atualmente poderia estar muito melhor em termos financeiros se não foste Instinto chimpa da juventude.
      Sobre viagens e babação em redes sociais, quando viajo nem posto porra nenhuma em redes sócias .

      Sobre carro: Não tenho porque não vejo necessidade de ter, além de não ter dinheiro para manter, muito provavelmente atrasaria em muito minha IF! coisa que não quero no momento.

      Planejamento para os próximos cinco anos é ganhar dinheiro, depois vou pegar um pouco mais leva e começar gastar um pouco das parcas economias que tenho.

      Anon n 2 ( 500 K ) é muita coisa para um assalariado tupiniquim, parabéns cara! Apesar de não garantir IF você esta muito adiantado na curva de acumulação, lembre-se apenas um idiota não faz um milhão tendo como base 500k, dinheiro faz dinheiro.

      Tenho certeza que boa parte aqui já é vencedor e vai garantir um bom padrão de vida em poucos anos.


      Abraço






      Excluir
    5. Concordo com o Mestre dos Dividendos, casamento não é obrigação e dá pra ser feliz solteiro.

      Mas como bem disse o Mestre, a pressão social é forte, então acontece aquilo que o Anôn disse: as pessoas vão chegando perto dos 30 anos e quem tem parceiro fixo casa, e quem não tem se torna bem menos "seletivo" na escolha de um parceiro. Não tô dizendo que casam com qualquer um, mas com certeza abaixam bastante as expectativas, especialmente no quesito aparência física.

      Excluir
  6. Eu realmente vejo tudo isso ao meu redor, tou perto dos 30 e tenho amigos nessa faixa, sou o único solteiro.
    Um acabou de casar nesse mesmo script: gastou mais de 70k e foi passar lua de mel em paris, dois estão noivos e assim por diante..
    Agora a maior aberração de todas, na minha opinião, é chá de revelação, meu Deus! Dá vontade de socar a cara dos caras que patrocinam isso pro deleite das mulheres.
    Quando eu chegar aos 30, quero estar com o shape em dia (tou buscando), com meu carro esportivo (já comprei), viajando bastante e a cada ano passar um mês das férias em algum país. Pra um cara nessa situação (financeira) a menos preocupação dele é mulher, o acessório segue o principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "com meu carro esportivo (já comprei)"

      Parabéns pelo seu TEMPRA TURBO, esportivo fodástico e com o menor quociente aerodinâmico nos seus anos de produção!!

      Excluir
    2. Certa feita Tom Jobim formulou a frase: “Sucesso, no Brasil, é a pior das ofensas pessoais”.

      Excluir
    3. Casaizinhos "grávidos" e papais/mamães de primeira viagem são um alvo fácil para vendedores de experiências. Esse tal de chá de revelação é só mais uma bosta inventada pra tirar dinheiro do bolso desse público-alvo.

      PS: Eu ri do TEMPRA.

      Excluir
  7. Madruga, esse seu post é de utilidade pública! Felizmente, não vejo essas coisas acontecendo no meu ciclo de amigos, com exceção do dinheiro absurdo gasto com casamento.

    Mas poderia ignorar isso tudo, esse post valeria só pelo MADRUGUENZO, PQP, HAHAHAHAHAHA!

    ResponderExcluir
  8. O que mais vejo são essas festas por aqui. É muita grana envolvida nisso. As pessoas fazem isso só por status mesmo, pois a maioria nem tem condições para arcar com isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra alegria de quem organiza essas festinhas. Cerimonialista de casamento, por exemplo, ganha não só o dinheiro cobrado dos pombinhos, mas também uma comissão de todos os prestadores de serviço que elas indicam.

      Abraço!

      Excluir
  9. Descreveu bem a rotina do gado.

    Só há os manipulados e os manipuladores. Ou você tem a mente fraca e vai na onda dos manipulados ao seu redor, ou você manipula para tirar a grana desses trouxas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre sofredor: Aproveita que estou com tempo e perguntar.

      Já realizou parte dos bitcoins?

      Excluir
    2. Não. To adorando essa queda e vendo a manada se desesperar. Vou comprar mais. Daqui alguns dias vem mais alguns forks com moedas grátis. Por estar bastante diversificado não sofri tanto com a queda. Ainda não to perdendo dinheiro. Então vou ficar no HODL!

      Abraços!

      Excluir
    3. Acho que esse trabalho de "vendedor de experiência" tem muito potencial. Inventa algo criativo pra vender pra papais/mamães de primeira viagem e você vai ficar rico.

      Excluir
  10. A classe média, essa que compra Iphone, é a maior concentração de idiotas já reunida na história da Humanidade.

    Muitos têm a chance de ser tornar milionários em menos de 10 anos, mas gastam sem poder. Tudo para se exibir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço fanboy que troca de Iphone toda vez que a Apple lança algo novo (o que acontece a cada seis meses ou algo do tipo?).

      O cara bota o modelo antigo pra vender na OLX e usa o dinheiro da venda pra "investir" em um novo iphone.

      Enquanto isso eu tô aqui comemorando o fato de que meu telefone está caminhando pro terceiro ano de vida sem ter apresentado nenhum problema.

      Excluir
  11. Veja meu caso, minha namorada e eu casamos para eu poder viver legalmente na Europa. E só o fiz por ela ter o mesmo patrimônio que eu na época e ser uma mulher esperta, que não só não me atrapalha como me ajuda. Nem alianças compramos até hoje, apesar de estarmos a 10 anos juntos.
    Meu script é dinheiro e músculos, o resto deixo pros outros seguirem.

    Hoje em dia com a exposição das redes sociais as pessoas estão cada vez mais vivendo pros outros ao invés de ficarem no sucesso individual. Essa é a raiz de todos os males.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casar é bastante positivo pro homem. Homens casados fazem muito mais dinheiro.

      Excluir
    2. Essa é piada pronta. Garanto que uma minúscula, mais minúscula mesmo, é que consegue fazer mais grana, a empiria mostra.

      Mulher é um ralo de sugar dinheiro. Como elas(existem exceções mas são exceções) se importam apenas com aparência e tentar passar a ideia que estão melhores que as outras, mulher no aspecto social são competidores implacáveis e em um casamento não exitaram em exaurir até o último centavo do marido(provedor).

      Não fale asneira....

      Excluir
    3. CF é casado com engenheira pelo que conta no seu blog.

      Conhecimento vou falar realidade para ti: A maioria perde dinheiro sim!

      Existe casos como o nosso? Sim existe, mas são fora da curva .

      Infelizmente na sociedade onde vivemos temos que tomar cuidado com quem nos envolvemos.

      O que tenho de amigo fodido por ter casado com rampeira sangue suga não esta escrito.

      obviamente a culpa não é só da mulher, estes caras também tem uma grande parcela de culpa.

      Quando o Equus africanus asinus encontra a burra é certeza que vai sair burrice.

      Abraço


      Excluir
    4. Corey, Mestre dos dividendos e conhecimento financeiro são cases de sucesso no casamento e exemplos de como esposas fodas junto com caras fodas fazem a diferença. poucos terão a sorte de vocês mas quem tiver nao pode deixar escapar, mulher legal como a de vocês está em extinção.

      Excluir
    5. Cara, nao gosto muito de expor sobre este assunto, mas no que tange uniao nao tenho do que reclamar.

      Minha parceira tem o emprego dela e os gastos dela, eu os meus, e digo que casar nao mudou nada nos meus investimentos, na verdade vejo que ate ajudou, visto que se eu fosse solteiro gastaria bem mais.

      Nao sou pao duro de cobrar tudo 50%, mas falo que recebo muita ajuda para as compras de coisas pra casa.

      Tenho um amigo que a esposa parou de trabalhar 1 mes apos casar, e com isto ele acaba tendo que bancar tudo, ate se a mulher quiser comprar uma calcinha tem que usar i cartao de credito.

      Meu amigo mora de aluguel num lugar caro com tudo do bom e do melhor, porem isto nao deixa com que ele tenha dinheiro para poupar.

      Os dias vao passando e ele permanece na matrix dos gastos.

      Dificilmente comentarei sobre isto novamente, porem digo que fui muito feliz na escolha que fiz.

      Abraçao

      Excluir
    6. "Nao sou pao duro de cobrar tudo 50%"

      Claro, falta CULHÕES pra fazer a patroa enxergar que tbm usufrui de tudo e deve contribuir de maneira semelhante.

      Já imagino o cérebro Intel Inside Beta Pentium 4 pensando "melhor pagar a conta hoje senão a patroa vai fazer cara feia se tiver que por a mão na bolsa e não vou ter aquele sexo meia-boca nem dormir de conchinha com pau-duro e braço dormente com aquela cabeleira na cara à noite rsrsrs"

      Excluir
    7. Chapas vocês estão certos sobre a maioria das mulheres trabalhar arduamente para por os homens de joelhos na sargeta, mas como o mestre disse, não é culpa só da mulher e sim do otario. A maioria vai fracassar, é a lei em todos os campos da vida.
      Porém afirmo baseado nesta aula: https://m.youtube.com/watch?v=EtvfHnZMcOY

      Que homens casados tendem a fazer e até manter mais dinheiro. Homem solteiro torra toda sua grana. Somente um guerreiro poupador investe seu dinheiro com sabedoria. A maioria torra tudo com ou sem mulher, e segundo o que se apresenta no video homem sem mulher torra mais fácil ainda.

      Excluir
    8. Família também trás o efeito bola de neve no patrimônio, desde que exercite determinados valores, que um cara solteiro não aguenta competir. Estou a um ano com um post parado sobre isso com fontes socioeconômicas confiáveis.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. Então, eu sou um cara fora da curva. Quando eu era casado eu era mais fodido financeiramente. Na "solteirice" eu poupo muito.

      Excluir
    11. CF, pelo que você descreve no seu blog, você é muito bem casado, disso não tenho dúvidas.

      Cada um de vocês gera renda, e sua esposa é parceira em vez de ficar criando incêndio.

      Parabéns, nem todos têm essa sorte.

      Excluir
  12. ""...ou eles nem percebem que estão vivendo uma "vida padrão", o que é ótimo pro fotógrafo, pro cerimonialista, pro agente de viagens e outros vendedores de experiências "únicas".""

    Madruga, excelente percepção. Esse pessoal vende essas coisas como se fosse um momento único mesmo, algo que ninguém faz. Quando na verdade geral da matrix tá fazendo.

    Demorou postar, mas também quando veio, veio mitando hehe

    Abraços, fica com Deus e feliz Natal!

    ResponderExcluir
  13. excelente post. acho que todos já presenciaram isso.
    dessas, a única coisa que fiz até agora foi casar, mas paguei tudo antes e não fiquei com dívidas igual todo mundo faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não ficou com um monte de parcelas a pagar após o casamento, com certeza já está melhor que muita gente.

      Excluir
  14. Rapaz, uma prima minha vai fazer um casamento que vai custar na faixa dos 60~70k, mas o engraçado é que a lista de presentes quer presentes de valores altíssimos e, como se não bastasse, pedem aos convidados uma quantia para ajudar na festa do casamento.

    É muito fácil fazer um festão às custas dos outros, não é mesmo?

    Já disse à minha noiva que prefiro não ter festão e poder fazer apenas o que eu posso pagar e que eu mesmo quero mobiliar nossa casa, pq é ridículo gastar uma fortuna numa festa, mas mendigar tudo da casa para os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 60 K em casamento? Porra bicho com 60 eu compraria 5.500 mil ações de Itausa e ainda sobraria.

      Compraria algum fundo imobiliários pagando em média um yield de 7% o que daria 350 pila a.m.

      Que loucura cara! KKKK

      Excluir
    2. Sempre achei ridículo isso. Mas ridículo MESMO. Numa mão dá o convite e na hora a lista de presentes. Muitos nem sequer gostariam de ir, aí como foram convidados, lá vão por obrigação e comprar presente por obrigação.

      Excluir
    3. Pois é, Anôn das 18:48, e o pior é que isso acontece com bastante frequência.

      Excluir
  15. "Quem estava grávida pariu uma criança e deu um nome da moda tipo Enzo, Téo, Ravi e Valentina."

    hahah chorei

    ResponderExcluir
  16. Olá Madruga!

    Perdi a conta de quantas vezes essas imagens apareceram em minhas redes sociais este ano.

    Não tinha parado para refletir sobre isso mas estamos vivendo numa época de valorização da superexposição, cada momento deve ser registrado, compartilhado e postado para ganhar likes e coraçõeszinhos.

    É até compreensível, uma vez que somos seres sociais tendemos a querer pertencer a algum grupo. Porém a impressão que tenho às vezes é que não existe um empenho em viver de fato as experiências, o importante mesmo é mostrá-las aos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...não existe um empenho em viver de fato as experiências, o importante mesmo é mostrá-las aos outros"
      Engenheiro não é impressão, é a pura realidade. Basta ver hj em dia qualquer evento todos com o celular na mão, tentando filmar, tirar sua selfie, etc e nem vivem de fato o momento, mal veem com seus proprios olhos, todos numa Matrix vivendo através das telas e lentes de seus smartlixos, só pensando em postar mesmo

      Excluir
    2. E os noivos fazem festa de 100k mas nem aproveitam, ficam só tirando foto e seguindo o script: gravata, sapato, joga buquê, joga garrafa

      Excluir
    3. Eu sinceramente não entendo essa necessidade que a galera sente de se exibir, deve ser algum problema coletivo de auto-estima.

      Curioso é que as pessoas que eu mais admiro não se exibem dessa forma.

      Excluir
    4. Anôn das 21:34, acertou em cheio! A festa é feita pros outros, os noivos são os que menos aproveitam. Eles devem ter uma horinha livre pra curtir a festa, o resto é tirando foto, cumprimento pessoas por obrigação e seguindo outros procedimentos padrões.

      Excluir
  17. Que merda cara, reparei a mesma merda nas minhas timelines do FB esse ano.

    As pessoas já deixaram de se preocupar com dinheiro faz tempo, hoje em dia é só o suficiente pra pagar as contas e o que sobrar é pra mostrar que tá "bem" de vida para o restante da sua rede de amigos.

    Tô contigo Madruga, apesar de ser um pouco mais novo. A minha mentalidade sobre isso é totalmente oposta e ñ consigo me imaginar pagando nem 10k numa festa de casamento e muito menos, festinha de 1 ano pro filho.

    É foda essa sociedadeee,

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É foda, Albino! Também não consigo imaginar pagando 10k numa festa, imagina 70, 80k, que é o que a galera anda pagando por aí! Coisa de louco! É só uma festa, cara! Você paga 70k pra uma festinha de 4horas! É muita vontade de se sentir princesinha da Disney.

      Excluir
  18. Madruga, parabéns pelo post!
    Se eu entendi o espírito da coisa, pensamos parecido nesse ponto! Não sou contra festas de aniversário ou casamento para comemorar a data, mas muitas pessoas esbanjam demais e não poupam. Uma colega do trabalho da minha esposa, só citando como exemplo, não ganha bem, mas gastou R$50 mil numa festa de casamento, FINANCIADOS, pra dps morar de favor na casa da sogra e terminar o casamento menos de 1 ano dps ainda pagando as parcelas! Tudo isso pra viver a "a festa da Princesa Barbie"!
    Acredito que se as pessoas fizessem uma festa adequada as suas possibilidades e poupando dinheiro ao mesmo tempo, seria muito melhor pra vida delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano fui num casamento onde a noiva se auto intitulou Barbie e o noivo foi mero coadjuvante, dançando dancinhas ridículas e tapando buraco pra noiva "brilhar".

      Excluir
    2. Pão Duro, as pessoas têm tanta preocupação com o que as outras vão pensar que preferem se endividar do que fazer uma festa dentro das possibilidades. E uma coisa eu garanto: não importa o quanto você pague, sempre vai ter um bando de babacas que você convidou e que vai ficar criticando pelas suas costas alguma coisa na sua festa.

      Nossa senhora, Corey, deve ter sido muito constrangedor, rs.

      Excluir
  19. Com 30, é só namorar as de 20, na flor da idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, com 30 anos, não conseguiria me relacionar com uma menina de 20.

      No quesito físico com certeza é a flor da idade, mas o quesito maturidade ainda é uma criança e seria uma encheção de saco da porra.

      Excluir
  20. pra quem tem 30, menina de 20 deve servir apenas para fornicacao, relacionamento serio NUNCA

    20 anos é muito nova... além de imatura tá no auge da forma física e sabe disso, o que é um perigo

    quem tem 30 tem que buscar relacionamento serio com mulheres entre 25 e 30 anos

    essas tao começando a entrar em decadencia fisica e o medo de morrer sozinha ta começando a bater tbm... e ao mesmo tempo elas ainda nao sao inferteis (35+), ou seja sao capazes de gerar um filho seu

    25-30 anos sao as melhores pra relacionamento de longo prazo pois tem mais maturidade e menos auto estima rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "25-30 anos sao as melhores pra relacionamento de longo prazo pois tem mais maturidade e menos auto estima rs"

      É só a gente ignorar a Transamazônica em KMs rodados de picas que a buça de lábios desgarçados levou dos 15 em diante que tá tudo certo. Afinal, isso nem importa, não é mesmo? O passado fica no passado e o amor vence tudo.

      Excluir
    2. Dizem que homem é igual a vinho, fica melhor conforme envelhece, já mulher é o oposto, nosso poder de barganha realmente sobe quanto maior nossa idade e consequentemente nosso patrimônio.
      O poder dela diminui conforme a idade aumenta pois a beleza se deteriora.

      Ser um velho falido morando na casa da mãe que não dá!

      Na Itália é muito comum homens bens sucedidos de 40 anos casando com mulheres de 20. É um fenômeno bem aceito e encorajado pela sociedade.

      Excluir
    3. Esse negocio de homem envelhecer igual vinho é uma piada 1 ou dois conseguem essa proeza a maioria se fode.

      Conheço vários desde ex baladeiros que hoje estão um caco, até evangélicos que nunca foram baladeiros, sempre dormiram cedo, nunca foram de excessos mas também estão acabados fisicamente.

      Envelhecer bem depende de inúmeros fatores como genética, exercícios físicos, boa alimentação com uma dieta regrada, uma vida sem grandes sofrimentos e etc.

      Anon que vai morar em Orlando

      Excluir
    4. Anôn 00:05, tem menina de 20 que tem bem mais horas de fornicação no currículo do que meninas de 25-30. Infelizmente idade não quer dizer muita coisa nesse quesito.

      Excluir
  21. É Madruga, por isso que fugimos para blogosfera, para nos sentirmos normais, pois não gastar (ou melhor não esbanjar) e ser econômico é algo fora da curva hoje. As pessoas querem criar uma falsa impressão que são felizes e tem mostrar isso nas redes sociais, quando na verdade estão fu... e mal pagas, atoladas em dívidas. Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Eu tinha uns 2 anos sem acessar o facebook. Comprei um celular novo, o meu com 4 aninhos começou a travar demais, veio com o app do face e entrei pra ver o que estava perdendo. Parecia que tinha uma semana que não entrava, nada tinha mudado: os petistas falando do górpi, a galera baladinha postando fotinhas dos lugares onde vai, as mesmas modinhas de sempre, etc.
    2 anos sem entrar no facebook e vi que não perdi nada. Ano passado fiz por uns meses dieta de informação. Tá na hora de fazer de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perdeu nada, mesmo. Facebook é pura figuração. Eu tenho Facebook por causa do Messenger, meu perfil não tem foto e eu nunca posto nada. Me divirto um pouco olhando o desespero das pessoas em chamar atenção e ganhar likes.

      Excluir
  23. Eu não me vejo nesse script aí também.
    No caso estou com meus 24 anos, todos da empresa que trabalham estão no script que falou, os trintões então já tiveram seus seus respectivos Enzos kkkk.
    O fato é que não consigo e não tento me encaixar em nenhum padrão da sociedade, não tenho carro, filhos ou coisas caras e não ligo para futilidades que só servem pra vender uma coisa que não sou.
    No mais, excelente texto como sempre Madruga, como sempre, escreva mais pra gente na medida do possível haha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Anôn! Continue assim, esse estilo de vida vai lhe render frutos.

      Abraço!

      Excluir
  24. Pessoas!
    Eu estou rumo aos 30. Não sigo padrão de sociedade, ainda não me vejo como mãe e não tenho pressa em ter alguém ao meu lado. Enquanto conheço pessoas q choram em não ter alguém para construir família, penso em trabalhar e estudar. Sou cobrada por isso tanto entre os familiares quanto por desconhecidos(oi?). Acho que cada um sabe o que faz da vida e tem direito de escolha. Fisicamente estou bem e de rosto também. Será que tenho algum problema? Abraços meninos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pergunta sincera: vc nao se preocupa com fertilidade?

      a mulherada que conheço que está na faixa dos 30 se preocupa com isso

      Excluir
    2. Essa vai ser mais uma daquelas que depois vai perceber que homem e mulher são diferentes quando já for tarde demais

      Excluir
    3. Ser cobrada por desconhecidos, era só o que me faltava, rs. Apenas não bote filhos no mundo se você não sente que deve fazer isso... é uma responsabilidade muito grande, e uma mudança sem volta na sua vida.

      Excluir
  25. É o que mais vejo nas redes sociais. Cada um querendo mostrar pro outro sobre o dia a dia. Igual BBB. Casamentos, amor pra cá e pra lá, nem se fala. Acredito plenamente que relacionamentos mais sucedidos são aqueles que nao ficam se expondo muito. são reservados.

    Sobre casamento, fiquei sabendo que meu vizinho veio desabafar com meu velho. 25 anos casado e ja tem 6 anos que não vê a rosca da mulher. Pensa!!! Além disso, para nao ter que separar dos filhos ou dividir os bens, o mesmo resolveu construir um "puxadinho" atrás da casa para que a esposa fique morando la. Vale um episodio: A VIDA COMO ELA É.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gari,

      So tem que saber a historia toda: Neguinho diz que a mulher nao faz nada, ai voce ve se trata daqueles caras descuidados, fedidos, pançudos.

      Se uma mulher de fora nao quer, pq a esposa é obrigada a querer?

      Tem cara que pensa que casou a mulher é obrigada a fazer na hora que quer, o homem de verdade nao fica sem sexo nao, pq se cuida e a esposa sabe que se nao fizer o serviço outra fara ...

      Hehe

      Abraçao

      Excluir
    2. Cara sinceramente ser infeliz por causa de dinheiro é uma merda.

      Porque não separa?
      respondo dinheiro, ai entra questão de casar com uma mulher que construa patrimônio contigo.

      O casamento esfriou cada um vai para o seu canto com total separação de bens.Se os dois investiram dinheiro nisso ninguém sai em vantagem na separação.

      Abraço

      Excluir
    3. Foda, um colega meu que é evangélico e casado a 1 ano veio com a mesma indagação pra mim, fazia 3 meses que ele não dava um tapa na perereca da mulher.

      mas porra o cara em um ano engordou 10kg, ta com a pança do seu barriga, peludo, com olheiras imensas no rosto, bigode de penugem, ganha mal pra caraio.

      claro que o desejo dela se esvaiu.

      Por isso que mesmo namorando ou solteiro eu malho, suplemento, faço o uso de hormonios com acompanhamento médico, alimentação regrada, cuido do cabelo, peeling facial, barba sempre bem feita e etc.

      É incrivel como até mulheres comprometidas dão mole para mim.

      A verdade é que poucos homens se cuidam a maioria é relaxada com a aparência.

      Anon que vai morar em Orlando

      Excluir
    4. Belissimo comentario Anon.

      Vou fazer este procedimento facial e limpeza tambem.

      Meu corpo esta cada dia melhor, cortei doces e reduzi carbo e vou religiosamente na academia e nataçao.

      Percebo que as mulheres me dao mole tambem, me tratam diferente, e em casa com este corpo nao tem isto de negar nao, na verdade aumentou a frequencia kkk.

      Abraçao

      Excluir
    5. Bizarro esse relato, Gari! É a vida como ela é MESMO! As taxas de divórcio são altíssimas, imagina a quantidade de gente que não divorcia, mas vive numa infelicidade da porra!

      Abraço!

      Excluir
  26. Idiotisse nos gastos independe de ter filho, ser casado, ter namorada ou o que seja. Tá cheio de solteiro tonto que torra dinheiro no boteco, compra carrão que mal pode pagar pra 'impressionar a mulherada', compra roupas caríssimas ou qualquer coisa assim e tá sempre endividado.

    Apesar da descrição parecer fortemente centrada em SP, tenho 32 e vejo esse ciclo também atualmente. A galera gastando o que não tem para "experiências" e mostrar status enquanto está "andando no jogo da vida", nem discordo de vc Madruga!

    Mas diferente da opinião daqui, eu fico feliz em ver tudo isso. Se todo mundo seguisse vida de investidor como nós, os juros seriam baixíssimos, seria difícil de bater a inflação em renda fixa (ou ela seria só pra velhinho deixar dinheiro). Como todos querem consumir desenfreadamente, seja casado, solteiro, com ou sem filho, gastando inutilmente o que não tem, os bancos e financeiras sempre vão ter muitos clientes, e eu sempre terei boas ofertas de CDBs, LCs e RDBs!

    ResponderExcluir
  27. Eu tb nunca segui nenhum padrao da Matrix bananense, acho que desde que me conheço por gente.

    Acho ridículo casamentos ostentação, com direito ao noivo fazendo papel de bobalhão entrando na igreja ao som de "putz-putz" ou outro hit tosco do momento.

    Essa dos Enzos da vida entao, foi em cheio. Ah, e tem as Marias da vida tb: Maria Eduarda, Maria Clara, etc.... Sao nomes belos, mas tornaram-se simbolos dos filhos de uma sociedade de hipócritas e ostentadores. Uma sociedade doente e entorpecida por sua própria soberba.

    Eu que achava que tinha poucos que não seguiam o efeito manada, fico muito grato e feliz por ter encontrado outros nobres colegas que também conseguiram tomar a pílula vermelha. Isto é realmente auspicioso.

    No mais, desejo a todos um ótimo Natal e um 2018 cheio de realizações.

    Eia sus!

    ResponderExcluir
  28. Bom texto madrugar

    Parece que vi meus amigos nas fotos que voce postou. hahahaha. Eu tambem estou na casa dos 30 e sinto certa pressão por parte dos familiares mas sempre taco o foda-se ou desvio do assunto.

    Não digo que não vou casar um dia mas fazer as merdas que esse povo faz, ahh isso não vou não.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse script matrixiano pelo visto tem amplitude nacional, rs.

      Abraço, Mestre!

      Excluir
  29. Sr madruga, não cometa essa insanidade de se casar, não vire um casadinho cuckold.


    curta a sua vida em liberdade total, você tem apenas 30 anos tá novo ainda,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Chrysthian. Nem penso em casamento, pelo menos não nos próximos cinco anos. Também acho que estou novo demais pra isso, apesar de todo mundo ao meu redor estar casando.

      Abraço!

      Excluir
  30. O importante é comer o pão que o diabo amassou dos 15 ao 30. E quando chegar nos 30 não se relacionar, não comprar um carro confortável, resumindo não fazer porra nenhuma e ficar o dia todo caçando investimentos que rendam 0,0005% acima da SELIC pra "independência financeira". Se não fizer isso, não fará parte do clubinho da blogosfera e será taxado de bobão consumista, da tal corrida de gatos, ops ratos né? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolhista identificado kkk

      Excluir
    2. Pagador de juros? Bolhista? Eu acreditei nas Bitcoins bem antes de 2018 hehe

      Excluir
    3. Quem bom que alguém vai pagar juros para me sustentar hahahaha

      Excluir
    4. Só que não anon 00:21, leia meu post acima do teu!

      Excluir
    5. pepeca de gorda humilhou esses doentes da blogosfera que deixam até de comprar papel higienico para ter mais dinheiro para os aportes.

      E antes que venham me taxando de matrixiano já tenho uma if de mais de 2,5 milhões.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Ta fazendo o que aqui: Hoje todo mundo é rico no discurso, mas na realidade mora como os país, é virgem e sonha em ficar rico com uma grande tacada de sorte.

      Pague meu juros!

      Excluir
    8. Nao gasto nem 5 minutos para ler as baboseiras que od doentes da if dizem.

      E outra, está a quantos em busca da if mestre dos dividendos? 10/15 anos? Kkkkk

      Sao 10 anos sem comprar papel higiênico mestre? Kkk

      Não pegue ar, um feliz natal pra você e sua família. Isso se se comemorarem o natal né?

      Não duvido que passe o natal a base do pão com ovo para não prejudicar os aportes.

      Pague meus juros. Kkkkn

      Excluir
    9. Por isso que eu sou a favor do equilíbrio. Obrigatoriamente 50% do salário em aporte e 50% gastos.

      Se ficar nessa bitolação de economizar até com papel higiênico a pessoa vive em função da matriz da IF.

      Mas pra economizar 50% do salário, concordo com o seu Madruga que não pode fazer mesniversario, festa de casamento revista caras e nem ostentar com férias caras e luxuosas.

      Dá muito bem pra viver e se realizar realizando cerimônias simples, festas e férias baratas.

      Se colocarmos um orçamento mensal do que podemos gastar, fica mais fácil gerenciar o que é mais importante.

      Se ficarmos nessa bitolação de comer sempre pão com ovo e acumular capital, há a possibilidade de morrermos no dia seguinte e os outros (herdeiros) gastarem rapidinho o que levamos anos pra juntar.

      Economizar sempre, investir e diversificar com sabedoria, mas sem deixar de viver e fazer as coisas que gosta ;)

      Excluir
    10. Pague meu juros: Amanha cai mais 800 reais de dividendo na minha conta, quanto tu esta ai falando besteiras que comprou ativos x ou y, mas na verdade é um virgem sem dinheiro e invejoso.

      Chora largado KKK

      Excluir
    11. kkkkk olha só esse mestre dos dividendos o trouxa tem que partir para o ad hominem por falta de argumentação.

      Ficou putinho porque deve investir a mais de 10 anos, se privando até de comprar papel higienico e ainda não conseguiu atingir o milhão né?

      O mestre dos divindendos é daquele que rouba papel higienico do trabalho para economizar para economizar mais.

      Rapaziada sigam as dicas do mestre dos dividendos paar vocês alcançarem if daqui a 15 anos no minimo.

      DICAS DO MESTRE DOS DIVIDENDOS PARA UMA VERDADEIRA ECONOMIA:

      Se for comprar alho no mercado, descasque as cabeças e pese só os dentes de alho, afinal, vc não vai comer a casca.


      Se for comprar banana, compre banana d'água(mais barata); tire o talo e descasque todas as bananas, assim diminui o peso e sai mais barato. Da pra conservar as bananas descascadas na geladeira.

      Vá ao mercado na hora do desjejum/almoço/jantar, fingindo que esta pesquisando preços coma várias frutas disponíveis(sem exageros), assim você economiza uma refeição se alimentando de graça com alimentos saudáveis.

      Água mineral custa caro. Se no seu trabalho tiver algum filtro ou cilindro de água, BEBA bastante água durante o dia, e encha uma garrafa pet de 1 ou 2L de água mineral e leve para sua casa todos os dias. Já que passamos o dia no trabalho, bebemos pouca água em casa, então da para armazenar para o fim de semana, fazer suco, cuar café tudo com água mineral de graça. Sugiro que encham a garrafa quando não estiver ninguém por perto, para evitar fofocas ou constrangimento.


      Há anos não compro papel higiênico, raramente cago no trabalho, mas todos os dias levo uns 15 metros de papel higiênico do banheiro do trabalho pra minha casa, assim acúmulo papel higienico para usar em casa, gratuitamente.

      Geralmente nossos colegas de trabalho deixam um creme dental no banheiro da empresa. Não escove os dentes em casa antes de ir pro trabalho, pois da pra vc fazer o desjeum e tirar os. restos de alimento com água. Como vc vai tomar café antes de ir pro trabalho, o gosto e odor do que foi consumido amenizara o mau halito, mas assim que vc chegar no trabalho, escove os dentes com o creme dental dos seus colegas. Faça o mesmo depois do almoço, assim vc economiza seu creme dental por um bom tempo.

      Geralmente no banheiro das empresas, tem um sabonete disponível para lavar as mãos. De 15 em 15 dias eu surrupio um sabonete para tomar banho em casa. O pessoal nunca percebe pois a zeladora sempre repõe, assim economizo no sabonete.

      Sigam as dicas do mestre do dividendos e podem conseguir a if depois de 15 anos kkkk.

      Excluir
    12. Entrei no blog do mestre dos dividendos e vi que ele tem uns 300k, puta que pariu.

      O cara se acha o bam bam bam mas tem a merda de apenas 300k mesmo cortando gastos de todos os lados e tendo a qualidade de vida de um zimbabueano. Tá de parabéns tem trouxa pra tudo kkk.

      Mestre dos dividendos é daqueles que usam forno a lenha porque o gás tá muito caro e vai prejudicar os aportes.

      E daqueles que só vão na feira pra pegar xepa porque valoriza cada centavo pro santo aporte.

      O mestre dos dividendos é daqueles que não tem ar condicionado em casa, porque ter? Se gasta mais energia e prejudica os aportes, aquele ventilador de 20 reais da magazine luiza tá de bom tamanho.

      Se bobear deve catar latinhas depois do trabalho e nos finais de semana para vender e ter mais grana para o aporte.

      O mestre dos dividendos è daqueles que faz escambo com os mendigos para obter uma roupa ou calçado novo. Comprar roupas porque? Vai prejudicar os aportes.

      Mestre dos dividendos de coração seu trouxa, se você me dar seu endereço eu juro que te pago uma cesta básica para você pelo menos ter o que comer no ano novo. Chega de passar o ano novo a base de aguá, arroz, feijão, farinha e ovo vou te dar essa moral.

      E outra trouxa kk tenho mais de 2,5 milhões e esse valor está só aumentando.

      pague meu juros babaca kkk.

      Excluir
    13. Kkkkkkkkikikkkkkk

      Anon estuprou o mestre! Kkkkkkkkikikkkkkk

      Excluir
    14. "se você me dar seu endereço eu juro que te pago uma cesta básica para você pelo menos ter o que comer no ano novo. Chega de passar o ano novo a base de aguá, arroz, feijão, farinha e ovo vou te dar essa moral"

      Kkkkkkkkikikkkkkk

      Esse anon pode ser um puta mentiroso, mas me fez rir pra caralho!

      Excluir
  31. no mínimo engraçado ler os comentários de homens falando de nós, mulheres.
    O pior de todos eles é analisando a faixa de 25-30 anos como a melhor idade ja que nossa "auto-estima está baixa" e já somos mais maduras. Fora o medo de morrer e até a infertilidade.

    Sério, em que parte da vida que o casamento deixou de ser algo natural e passou a ser uma análise fundamentalista? Kkkk só rindo

    Mas sobre seu post, de fato minhas amigas só tiveram Enzos, Teos e Alices!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha : Isso esta me lembrando black mirror.

      Sobre procurar casamento não deixa de ser uma analisa fundamentalista no sentido estrito da palavra.

      Sempre foi assim, ou você não analisa o perfil do seus pretendentes?

      O mundo mudou: Existe tanta gente ruim hoje que não tem como não fazer uma analise fundamentalista.


      Outra questão: Supondo que tenha uma perfil,objetivo ou filosofia de vida que ame muito.
      Pergunto você abriria mão de seus sonhos para viver como uma pessoa que não partilha dos mesmo objetivos de vida que você, mesmo que isto foste te fazer infeliz apenas porque sociedade diz que aos x anos você tem que fazer y?


      Abraço

      Excluir
    2. Casamento é um armagedom financeiro pra qualquer acumulador de capital em busca da IF.

      Embora haja várias soluções para esse problema, cito algumas:

      1. Separação Total de Bens. (PONTO).
      2. Encontrar uma mulher parceira que lhe trate como o princeso que você é. (GANHAR NA LOTERIA).
      3. Ficar solteiro, fazer vasectomia e ostentar o louco com as novinhas mesmo. (SAI MAIS BARATO QUE CASAR).

      Ficar preso a relacionamentos medianos só trás frustração para todo mundo, uma pessoa que age e pensa fora da matrix tem que se dar o valor, exigir e ser muito seletivo mesmo.

      Se a pessoa quer passar o rodo, que corra atrás disso e vá ser feliz, se quer uma mulher parceira que divida os gastos e obrigações, tem que dar mais valor pra caráter do que pra beleza.

      Excluir
    3. "em que parte da vida que o casamento deixou de ser algo natural e passou a ser uma análise fundamentalista? Kkkk só rindo"

      A partir do momento que as mulheres deixaram de encarar o casamento como um meio de formar uma família saudável, e passando a enxergar o mesmo apenas como uma forma mais simplificada de renda fixa, com retorno alto e garantido quando não quiserem mais deixarem "aplicados" seu capital.

      Excluir
    4. Como já disse o Mestre dos Dividendos a grande maioria das mulheres também fazem uma análise de seus possíveis parceiros.
      Levando em conta carreira, personalidade, hábitos, tipo físico, desempenho sexual, idade etc. Isso não é uma questão apenas masculina, muito menos uma novidade.

      A intenção do post e damioria dos comentários não é fazer guerra dos sexos, apenas refletir sobre assunto relacionados também a relacionamento/casamento.
      Como a maioria dos comentários assim como o meu são de homens, naturalmente temos uma abordagem a partir de um ponto de vista masculino.

      Eu mesmo fiz um grande comentário sobre casamento mais acima e não generalizo nada sobre as mulheres, nem relacionamentos, mas é importante refletir sobre o tema.
      Quanto a outros comentários, sempre haverá opiniões discordantes, faz parte, todos tem o direito de não concordar.

      Excluir
    5. Deixou de ser algo natural a partir do momento que o homem percebeu que ele não casa com a mulher. Ele casa com o Estado e as demais autoridades (religiosas e etc.) Se não fosse assim não seria preciso cerimônias, assinar papel em cartório e afins. Bastaria se juntarem e morarem juntos.

      Sempre foi um arranjo de interesses desde os primórdios da humanidade. A diferença é que as pessoas estão mais atentas para esse fato. E o caminho é esse mesmo: combinar tudo certinho por contrato antes de casar para não ter dor de cabeça depois.

      Não é coincidência que a mídia faz aquelas matérias ridicularizando os acordos pré-nupciais elaborados que os ricos e famosos fazem. Espertos são eles que entenderam tudo o que está implícito em um casamento.

      Excluir
    6. Como já foi dito acima, também acho que essa análise financeira tem que ser feita por ambos os lados. Não acho que ninguém deve casar com frentista de posto de gasolina por amor. A vida a dois tende a ser uma bosta se você casar com alguém que só te puxa pra baixo, financeiramente falando.

      Abraço a todos!

      Excluir
  32. Porra Madruga, mitada atrás de mitada, post muito bom mesmo, parabéns!

    Mesmo sem ter Facebook vejo exatamente a mesma coisa que vc, até os nomes dos Enzos é o mesmo, puta merda, povo sem criatividade...

    O script tosco da vida da macacada é patético, poucos percebem o que estão fazendo com suas vidas, e a gente que é visto como maluco.

    Como o pessoal disse aí em cima, ter um casamento bom é fundamental pro sucesso de um homem e a grande maioria dos caras de sucesso são casados com mulheres parceiras. Isso é pura loteria, acredito que é questão de sorte mesmo. Se for pra casar que seja com uma mulher realmente firmeza, caso contrário, melhor ficar solteiro mesmo...

    Grande abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Porra Madruga, mitada atrás de mitada"

      Já dá pra chamá-lo de Bolsonaro? haha Madruga 2018, carpediem bom é carpediem morto!

      Excluir
    2. Pois é, Corey, cada casal botando um Enzo no mundo e se achando especial por ter escolhido um nome diferente. Vai entender!

      Abraço!

      Excluir
  33. Caramba, graças a Deus não segui nada deste script, nada!!!!
    Meu filho fez 1 ano e dei um presentinho de 40 reais...pra que mais que isso? ele nao vai lembrar mesmo de festa....
    Como diz Warren, nao podemos dar vida boa aos filhos ou eles nunca vao ter vontade de conquistar nada....
    Por falar nisso, alguem ai com 1 filho e casado aos 30 e poucos? qual o gasto medio mensal em 2017!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu. Veja no meu blog. Fiz um post com meu orçamento.

      Excluir
    2. Fala, AA40! Legal, cara! Você deu um presente de R$ 40,00, enquanto tem gente por aí fazendo festinha de R$ 10k.

      Eu concordo plenamente contigo: com um ano a criança não vai lembrar DE NADA, pra quê gastar tanto?

      Abraço!

      Excluir
  34. Estou chorando de rir com o post e principalmente com os COMENTÁRIOS!

    Também não estou no perfil matrixiano de festas de casamento caros/enzos/valentinas/chás de qualquer coisa lixeira/mêsaniversário etc.

    Na verdade sinto um nojo e uma repúdia total em me adequar ao padrão que a sociedade espera de mim e seguir o figurino.

    E é exatamente esse o perfil do pessoal da finansfera que proporciona acumular capital em detrimento de ficar preso na corrida de ratos, em busca de uma IF frugal, mas confortável, que nos possibilite fazer atividades que nos fazem felizes de verdade, como viajar o mundo, surfar todos os dias, fazer teatro de rua, tocar em uma banda, ou alguns mais nostálgicos, ser funcionário de alguém e bater o cartão todos os dias, por que não ? Agora podemos! Temos escolha!

    Uma pena que nenhum deles acordam pra realidade, quando digo pra usar os 100k que gastaram na festa de casamento estilo revista CARAS, para dar de entrada em um apartamento próprio, olhares de desaprovação são unânimes...

    As pessoas exaltam os circos, narizes de palhaço, carroagens voluptosas e demonizam quem deixa de comprar um corola para investir em ativos imobiliários, deixa de fazer uma viagem pra disney para investir em criptomoedas e principalmente condenam veemente quem deixa de fazer o teatro ratimbum para o pequeno enzo aniversariante de um ano para comprar um título público pensando no futuro do moleque, óbviamente se ele merecer e não virar esquerdista.

    Prefiro sofrer intervenções financeiras matrixianas de familiares para realizar essas orgias monetárias e sair de ruim e sem coração da estória mas pelo menos, o meu suado dinheiro está indo pro lugar correto, devidamente alocado e diversificado.

    Parabéns pelo seus posts, suas crônicas periódicas são muito esperadas por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É foda, Thiago... eu nem tento convencer ninguém a não gastar R$ 70k num casamento de princesinha da Disney. Já desisti de argumentar com os outros faz tempo.

      Abraço e obrigado!

      Excluir
  35. Ri tanto do MADRUGUENZO que acordei meus cachorros

    ResponderExcluir
  36. como sou um eremita social no melhor estilo forever alone pouco participo de scripts sociais, mas pelo facebook fica fácil perceber que eles estão aí.

    excelente post!

    ResponderExcluir
  37. Fala Madruga, da onde veio essa moda de Enzo e Valentina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço a menor ideia, Conde. Talvez alguns casais de famosos da Globo começaram a dar esses nomes pros filhos, aí o povão imitou. É só um chute mesmo, não faço a menor ideia.

      Abraço!

      Excluir
  38. Eu tava vendo um ou outro GAEL nascendo por aí

    Agora me vem a globo lança novela que tem um GAEL que bate na mulher

    Kkkkkkkkkkk imagino as mamae de primeira viagem pensando AIN MEU ANJINHO GAEL TAO LINDO, aí vai assistir a novela e tá o gael metendo o cacete na mulherada

    ResponderExcluir
  39. Faltou apenas falar das festinhas em comemoração dos meses do Enzo até antes de completar 1 ano.

    Cara, parabéns pelo post. Já ri muito aqui... vc descreveu o script da manada pós-30. Muito show

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pqp! Tocou num ponto importante.
      Modinha mais retardada essa do "mêsversário". Ahhhh vtnc, sério mesmo.
      Historicamente falando, isso vem de pais que tinham filhos com graves doenças, que dificilmente sobreviveriam alguns meses, então eles comemoravam todo mês a vida da criança, até mesmo para ter lembranças boas com ela.
      Aí vem esses pais nutella e todo mês fazem isso.

      Excluir
  40. Cara um post mítico, casar não vale a pena (fui casado, fui trouxa), a única maneira de valer a pena casar é com SEPARAÇÃO TOTAL DE BENS, eu duvido todos os blogueiros que comentaram aqui e que se dizem casados que o regime de casamento deles seja por separação de bens, há tantos casos aí que homens que sua esposa é exceção, mas do nada vem a mulher pede divórcio e o trouxão fica a ver navios....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trouxa é so voce mesmo.

      Para de postar e vai ganhar dinheiro pra pagar a pensao do seu catarrento

      Excluir
    2. Stifler, concordo contigo!

      Muita gente fala em não casar para evitar todo tipo de transtorno, mas nesse caso você tem que se comprometer também a nunca viver sob o mesmo teto que sua companheira, pois na hora da separação há pouca (ou nenhuma) diferença entre casamento e união estável.

      Se o plano é casar, também acredito que separação total é a opção mais racional no caso de um casal em que ambos são economicamente produtivos.

      Já no caso do casal em que um é economicamente produtivo e o outro é do lar/cuida das crianças, aí você deve casar sob comunhão parcial ou comunhão universal de bens. Digo isso pois se você concordou com esse modelo de família onde você detém todo o poder econômico enquanto sua companheira fica em casa cuidando do lar e das crianças, você tem mais é que abrir mão de metade de tudo mesmo na hora do divórcio. Nesse caso sua parceira deixou de ser economicamente produtiva em prol da família e criação dos filhos - e você se beneficiou disso -, então ela não pode ficar a ver navios se o casamento for pro brejo.

      Mas voltando ao lance da separação total, apesar de ser a escolha mais lógica, pouca gente opta por esse modelo.

      A razão é muito simples: separação total não é nem um pouco romântico.

      É um modelo totalmente contra a carga emocional e o papo do "ficaremos juntos para sempre" que precede a absoluta maioria dos casamentos.

      A consequência disso é que, se você propõe separação total, seu parceiro automaticamente pensa:

      1) "Nossa, nem casamos ainda e ele já está pensando nas consequências patrimoniais do divórcio!".

      2) "Nossa, ele quer casar comigo mas em vez de querer construir algo juntos, quer que cada um fique no seu quadrado. Ele está com algum receio de alguma coisa?".

      São questões que infelizmente o ser humano normal não consegue lidar com naturalidade, ainda mais quando está diante daquela carga emocional que eu mencionei anteriormente e que precede aos casamentos.

      Ainda assim, continuo achando que separação total é o melhor modelo. Inclusive nada impede que vocês casem sob separação total e comprem coisas juntos e dividam essa coisa na proporção que bem entenderem (50/50, 70/30 etc). Também nada impede que você case sob separação total e que, além das respectivas contas bancárias particulares, vocês tenham também uma conta conjunta em que vocês não façam distinção de quanto dinheiro é de quem, e se der merda vocês dividem 50/50.

      Se as pessoas tivessem essa consciência de que separação total não significa que será tudo separado o tempo inteiro, e que vocês podem manter um patrimônio que é comum e indistinto, talvez estivessem mais abertas a esse regime de casamento.

      Abraço!

      Excluir
    3. Stifler separação total de bens no Brasil tem controversas.

      A maneira correta sem burocracia é a mulher construir tanto patrimônio quanto a ti.

      Quando rolar separação os dois saem no lucro , porque os dois contribuíram igualmente para construir posses.

      Agora por filho mundo, arrumar mulher múmia etc é quase regra geral.

      Então ai vai se foder mesmo, principalmente nos casos onde um contribui mais que o outro.

      Abraço

      Excluir
  41. Salve Madruga. Tenho 23 anos e acredita que a maioria do pessoal da minha idade já está casado e com filhos?

    Eu não sei se vou me casar um dia. Se for será unicamente com o propósito de ter filhos e porque eu encontrei uma mulher fora da curva. Senão, provavelmente ficarei solteiro e numa boa. Valorizo muito a minha liberdade.

    E depois que eu conheci a Redpill/Real aí que eu nunca mais tive problema com ser solteiro mesmo. E quanto a essa questão do dinheiro, desde que eu comecei a trabalhar acho que fiquei até meio mão de vaca rs Tudo que eu vejo o preço eu já vou calculando o custo benefício então essas festas e e cerimonias caríssimas me causam até um mal estar, dificilmente me verão gastando dinheiro nessas coisas.

    Melhor festas e viagens feitas com maior pesquisa dos preços e focando nos aspectos mais importantes.
    Ex: Melhor uma festa em um lugar mais barato e daí focar em comprar mais carne para o churrasco. Ou melhor uma viagem fora das temporadas mais caras, porém em estações ainda agradáveis, o que é fácil de conseguir, basta pesquisar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  42. Assunto polêmico, comentários de rachar o bico.

    Sucesso madruga, um feliz 2018 para você!

    ResponderExcluir
  43. Minha mulher é exceção até pedir o divórcio e levar metade dos meus bens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela construiu patrimônio tanto quanto a ti? Então tem mais é que levar metade mesmo.

      Você casou com uma múmia encostada?
      Tem mais que se foder mesmo.

      Simples assim e sem rodeios: Se os dois construiram patrimônio juntos o dinheiro vai ser divido ao meio.

      Agora se você é rico e casa com uma pessoa de menos posses, esta sujeito a perder metade da soa fortuna no entendimento da leis tupiniquins, mesmo que case com separação de bens.

      Isso aqui é Brasil: Se for se juntar com uma pessoa se certifique que esta pessoa quer construir patrimônio tanto quanto ti e peça garantias financeiras, caso contrario meu amigo pule fora disso.


      Outra questão assim como existe casos onde homem sai perdendo existe casos onde mulher sai perdendo.

      O que tem de gigolô casado com coroa rico não esta escrito no papel.

      Abraço

      Excluir
  44. Minha esposa é fotógrafa profissional. Se vc acha que smash e foto de casamento é vergonha alheia, é pq não conhece a fundo a bizarrice dessa profissão

    Também está na moda fotografar PARTO. A grávida tá lá morrendo de dor e toda cagada tentando ejetar um feto pela vagina, e lá está o fotógrafo ao lado registrando a mulher se contorcendo e o maridão ao lado dela segurando a mão dela e fazendo cara de VAI MEU AMOR VOCÊ CONSEGUE.

    Mas calma que eu guardei o pior pro final

    Tb tem a sessão de fotos morning after

    Na manhã seguinte ao casamento o fotógrafo vai no quarto do casal e fica fotografando seus momentos de intimidade. Acho que imagens descrevem melhor do que mil palavras http://entretenimento.r7.com/fotos/recem-casados-tiram-fotos-sensuais-apos-primeira-noite-juntos-11112014#!/foto/1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vergonha, puta merda! Tem que ser muito bem paga pra se prestar a esses papéis aí...

      Excluir
  45. Penso bemmm parecido contigo em alguns pontos.
    Não me vejo casando na igreja. Primeiro porque sou ateu e seria hipocrisia me colocar na frente de um padre repetindo o que ele mandar. Segundo porque não farei festa de casamento. Bem capaz mesmo gastar tal quantia com isso.
    Sobre festas infantis que custam o preço de uma motoo boa, um absurdo. Não é pra mim também.

    Mudando um pouco o foto, não gosto de dar presentes, massss como tem aquela pressão na família para a famosa troca de presentes no natal, sai para comprar alguns presentes hoje. Quase caí duro com os preços. Uma havaianas por 52 reais. Numa outra loja uma vendedora me mostrou uma camisetinha feminina básica, inteira roxa, por 130 reais. Ou todo mundo ficou rico e ninguém me avisou ou tá um absurdo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, se as pessoas parassem par fazer o calculo de quantas horas você trabalha para ter o dinheiro equivalente ao preço das coisas, duvido que as pessoas permitiriam que esses produtos superfaturados sobrevivessem no mercado.

      Excluir
    2. Com certeza.
      Mas não, o povo quer apenas ostentar. Mostrar que "pode" dar um presente caro.
      Por mim eu não dava e nem ganhava presente. Simples assim.
      Li uma vez em um blog (não me recordo de nesse ou em outro parecido), que a pessoa não te dá um presente, ela te dá a obrigação de retribuir o "favor" na mesma intensidade, ou seja, preço).
      Eu prefiro eu mesmo comprar o que preciso, e quando preciso.

      Excluir
  46. Notícia pertinente ao assunto abordado no post.
    Mais um exemplo da hipocrisia da sociedade atual.

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,casal-usa-dinheiro-de-bitcoin-para-casamento-de-r-750-mil,70002129924


    Ah e para algum bolhista detentor de bitcoins que estiver pensando em casamento ostentação, já tem dupla sertaneja aceitando as criptomoedas. Aproveitemmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,joao-bosco-e-vinicius-ao-adotar-os-bitcoins-leva-a-moeda-virtual-para-a-cultura-popular,70002127282

      Excluir
    2. Esse cara é muito burro, tá louco!
      Ele colocou todas as informações dele públicas na matéria, como nomes e valores, qualquer um pode fazer a conta e ver que esse R$1,7M que ele realizou de lucro, já foi completamente torrado com essas festas e viagens. Sem contar que a receita deve estar esperando ansiosamente pela declaração de IR e o pagamento dos 15%...

      Excluir
    3. Concordo plenamente. O cara tem que ser muito sedento por fama para se expor desse jeito. Logo se vê que ele deu sorte nos investimentos porque sabedoria ele não tem.

      Me diz para que você vai comentar publicamente o seu patrimônio para chamar a atenção de todo o tipo de escória como sequestradores?

      Excluir
  47. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tentando ser positivo, mas muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito positivo, ao menos a massa agora esta se casando aos 30 e poucos... Aina vao precisar uns 15 Nibirus, 12 apocalipses zumbis e 500 neo-asteróides, mas um dia chegamos na Australia de 20 anos atras, #GoBrasil!!!

    ResponderExcluir
  48. Fala Madruga!

    Apesar de não ter conseguido abrir qualquer negócio, mantenho meu controle orçamentário e aportes mensais, com foco na minha aposentadoria precoce.
    Dizem que quem ri por último, ri melhor. Acho que estaremos rindo bem mais, quando não tivermos que trabalhar em algo que, as vezes, não gostamos para sustentar um padrão "ok" para os demais.

    PS: Ri sozinho com o "Investe num Corolla 2018, você merece."

    Abraço!

    ResponderExcluir
  49. Descreveu exatamente metade da população da minha cidade.

    ResponderExcluir
  50. A galera aqui é muito radical, bando de doentes! Ou a pobreza que é grande demais. Os caras passam a vida inteira sem viver tentando juntar dinheiro pra uma tal IF que nunca vem. Ou uma aposentadoria “precoce”. Bando de preguiçosos busquem fazer algum trabalho que dê o mínimo de prazer a vocês! Equilíbrio é tudo na vida! Sempre guardei dinheiro, porém as fases da vida não voltam! Vivo também. A questão não é só guardar, é ganhar mais. Passe a ganhar mais, produzir mais que vc verá que poderá viver e juntar ao mesmo tempo. Não adianta deixar pra namorar, ter um carro bacana, viajar, etc depois dos 50, pois aí, já se foi. Outra coisa, não sei que merda de família é essa que a galera tem, mas a minha é maravilhosa. A galera quer passar a vida inteira comendo puta como se fosse o maior sucesso do planeta. Medo de alguma mulher levar a miséria que eles juntaram. Já tive essa fase de puta também, com os meus 20 e poucos. É a maior ilusão. A gente vem com o papo de que sai mais barato, blá blá blá. Vc come preocupado, não dá um beijo direito, sai do negócio pisando em ovos, se lavando todo, com medo de ter contraído um vírus ou sei lá!
    Vocês vivem amargurados! Abram suas mentes, ainda dá tempo!
    Só pra terminar, com os juros atuais, vcs já fizeram conta pra ver quanto dinheiro precisam pra tal independência? Em renda fixa, descontando a inflação, pra não perder o principal, a cada mil reais vcs precisariam de uns 300 mil. Ou seja, 1 milhão dá uma autonomia de no máximo uns 3 mil. Vcs acham que com essa miséria por mês dá pra dizer que é independente? Só se for pra não passar fome. Quer ter o mínimo de dignidade, dizer que está tranquilo na vida? Tenha pelo menos uns 10 mil de renda passiva, ou seja, precisará juntar 3 milhões, no mínimo! (Solteiro, lógico! Com família, é muito mais) E aí, vai? Conseguirão antes dos 70 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assinado:

      Papai do príncipe Enzo

      Excluir
    2. Kkk, não! Odeio esse nome! Como disse, vcs são radicais. Discordar do pensamento de vcs significa fazer festinha, comprar carro a prestação, ter filho chamado Enzo ou Maria sei lá do que! Não! Não sou burro, nem imóvel eu comprei! Alugo, justamente por dar valor ao dinheiro e por fazer contas. Agora, não diga só isso, frugalzinho! Mostre argumentos pra justificar o radicalismo. Não vale criticar festa de casamento, pois também não concordo com casais que se ferram todo pra esse “ luxo”.

      Excluir
    3. Anonimo das 9:48 matou a pau, tambem estou mais próximo desse pensamento seu.

      Excluir
    4. Putz olha ai os carpes querendo falar merda. A questão é que para o pessoal da blogosfera das finanças não é um grande sacrifício deixar de gastar nessas coisas já que o que realmente incomoda o pessoal é ser forçado a trabalhar e portanto a IF daria mais prazer que qualquer bem material.

      E essa história de achar algo que de prazer para trabalhar não passa de uma balela. Qual o empreguinho maravilhoso que o carpe tem que faz ele ir feliz trabalhar? É palhaço de circo? Começa você dando o exemplo de que tipo de gastos te trazem felicidade e qual o seu emprego que te realiza por dentro.

      Repetir esse mantra de escolinha primária de que é preciso fazer o que se gosta é fácil, só que o mundo não funciona assim, não há empregos relaxantes, a equação que funciona para escolher um trabalho: Estresse vs remuneração financeira e status. Ou seja se o seu emprego paga o suficiente para compensar o nível de estresse gerado e se esse nível de estresse esta dentro do aceitável. O resto é conversinha de iludido.

      Excluir
    5. a questão é interessante mas foi abordada incorretamente

      não dá pra chegar e falar "vocês são todos radicais" como vc fez, até porque a maioria dos blogueiros não vive em privação só para aportar alguma coisa no fim do mês, então vc partiu de uma premissa bem errada

      alguns poucos são assim, aliás os únicos que se comportavam de uma forma bem radical eram pobretao e outros que tentavam imitar ele. se tem alguem na ativa que se comporta dessa forma, me diz quem é que eu sinceramente nao conheço

      e tem também a questão do ponto de vista. o que é radicalismo na sua visão pode ser apenas um dia normal na vida de uma outra pessoa. essa diferença de percepção pode existir por mts motivos, dentre eles a possibilidade de vc ter crescido na base do leite com pera e a pessoa que vc tá julgando não

      Excluir
    6. Eis mais um pagador de juros carpe lote.

      Não esquece de pegar empréstimos no Itaú bradescu da vida: Setúbal, Villela e Salles agradecem imensamente.

      Outro ponto importante: Que papinho sem nexo é este de renda fixa? Pelo jeito não investe em ações, fundos imobiliários e empresas com receita dolarizada e com operações no exterior, depois ainda vem falar de juros reais como se foste grande entender das diversas variáveis envolvidas.

      EX: você recebe yield de 4% dólar e converte para nossa moeda lixo inflacionaria, adiante você garante um yield on cost de pelo menos duas vezes juros reais do bananal.


      A frente você cagou no pau ao falar de trabalho e satisfação.

      Trabalho que da satisfação: Não trabalhar por dinheiro.

      EX:
      - Investir alguns milhões fazendo experiências
      - Desenvolver projetos ambiciosos mesmo que isto foste inviável financeiramente
      - Montar um laboratório no seu quintal
      - Montar escritório de investimentos
      - Brincar de empreendedor ao abrir diversas empresas mundo a fora.
      ETC


      Resumo: Tendo renda passiva você pode fazer isso.

      Agora faça tudo isso na CLT e depois me diz que porra de liberdade é esta que tu defende! IF do anon acima: Bater cartão em fabrica, prefeitura etc



      Resumo do matrixano:

      Trabalha por obrigação: Ganha um dinheiro acima da classe média e se acha vivedor carpe lote iluminado.

      Simples: Pague meu juros!

      Excluir
    7. Anon 16:52, ofendi sua religião? Tá tão difícil trabalhar assim? Ou vc tem um ataque de stress e ganha bem ou vc tá fudido e zero stress? A equação não é essa. Não estou falando aquele papo bobo de faça o que gosta pra ganhar dinheiro. Quero dizer pra levar a vida mais leve, sem esse ódio de trabalhar, mesmo porque se vc continuar nesse ódio, não conseguirá chegar a lugar nenhum. Existe o colega de trabalho que te dá bom dia e o que já chega reclamando e deixando o ambiente pesado, por odiar estar ali. Falo com tranquilidade, não levo o trabalho nesse stress que vc fala! E sou muito bem remunerado sim! Tanto que falei pra produzir caso queira ganhar mais. Falei de ganhar mais caso queira que sobre mais. Contribua com a sociedade! Outra coisa, esse papo de que pra galera dos blogs de finanças não é sofrimento algum abrir mão das coisas é pra eu acreditar? Mais fácil vc acreditar que o trabalho não é sofrido pra mim do que eu acreditar que vcs não metem, não comem boa comida, não conhecem novos lugares, não namoram, não viajam, não assistem um filme no cinema, não encontram os amigos (se é que alguém tem paciência com um mala desses) por opção e por gostar!
      Vcs são radicais sim! Sequer conseguem ler e interpretar! Nem que seja radical na burrice! Eu disse claramente que economizo e que não gosto desses gastos imbecis que existem por aí! Mas é mais fácil fingir que não leu! O mestre dos dividendos e outros já vieram falar em pmj (paguem meus juros)
      Sou eu que falo isso! Inclusive, até expliquei que não moro em imóvel próprio por uma questão de conta matemática! Aliás, esse é o mantra do blog bolha imobiliária, que acompanho com gosto, por envolver conhecimento bem mais produtivo.

      Excluir
    8. Caro mestre dos dividendos, aprenda a ler. Falei claramente que guardo dinheiro. Ou melhor, ganhe mais para guardar mais! Quem ganha 5 k não ficará rico nunca! Nem guardando os 5 k inteiros. Não pago juros ou peço dinheiro a bancos, pois sobra bastante pra eu aportar no fim de cada mês! Quando falei de renda fixa eu poderia ter falado de poupança. Generalização, meu caro! Não estou falando só pra vc, é muito mais fácil de todos entenderem o básico! Aliás, está achando que domina e quer dar aulinha pra aparecer? Pode até ser que vc conheça alguma coisa ou consiga ganhar um pouco mais que a média, mas não adianta, vc não faz chover. Não defendo IF com clt. Mesmo porque não passo por isso. Defendo a mesma que todos do blog, tanto que guardo dinheiro, faço contas, invisto, etc. Agora, sou mais realista que vcs. Acho que é necessário sim levar a vida com mais tranquilidade. Só isso. No dia que a IF que me agrada bater à minha porta, ótimo! Até lá, vivo tranquilo, aproveitando sim, porém guardando pra IF de verdade. Não essa que vcs acham que é decente. Essa eu já tenho e nem considero. Essa é sobrevivência.
      Quanto a ganhar acima da classe média não posso dizer, pois não sei o que vc chama de classe média.
      quanto a ser iluminado, não tenho dúvidas, acertou! Talvez seja o que falta pra vcs!

      Excluir
    9. Anon preguiçoso que odeia trabalhar, vc acha que o blog do seu madruga é o quê ? Gera renda pro cara! Não deixa de ser trabalho. Será que ele odeia escrever, aqui?

      Excluir
    10. Mestre dos dividendos é só um bonobo que deixa de comer o almoço pra pagar a janta, o cara vive no modo mendigo e pior que se acha o fodalão pica das galáxias por daqui a 10 anos ter chegado em uma if depreciada pela inflação.

      O cara é tão pão duro que não deve pagar nem aluguel e sim morar em uma casa de pau a pique no alto da favela.

      No cortiço onde o mestre dos dividendos mora a televisão é daquelas de tubo e ele não tem nem netflix ou antena a cabo, é muito cara e prejudica os aportes.

      Tu acha que o mestre dos do dividendos leva a esposa pro cinema? Nada, é coisa de otário e ainda prejudica os aportes. Pra quê cinema se existe temperatura máxima aos domingos?

      Carne?? só de segunda linha. frangos?? só quando ele acha naquelas oferendas da macumba. peixes, frutas e vegetais é na xepa que ele pega tudo em nome do santo aporte.

      Nas férias do mestre dos dividendos a diversão e se refrescar naquele rio mais podre do que o ganges sujo perto da casa dele onde os vizinhos jogam as porcarias e todo o mijo e a bosta vão pra lá, gasto 0 e garante muita diversão.

      O ultimo videogame do mestre dos dividendos foi um ps1, agora ele pensa em adquirir um ps2 ou xbox 360.

      Excluir
    11. Tá na cara que o "Pepeca de gorda não" é o papai do príncipe Enzo, que ficou putinho com as verdades que o Mestre jogou na cara dele. Nêgo não tem disciplina pra poupar e investir e se conforta tacando pedras em quem tá cuidando da vida e enriquecendo.

      Papai do príncipe Enzo, quando terminar de trocar as fraldas do seu fedelho, não esquece de pagar os juros da galera aqui não tá?

      Excluir
  51. Complementando, vocês têm que pensar que quem ganha miséria, se juntar 70% do salário, continuará com miséria! Produza mais! Estude mais! Mude o patamar do seu ganho! Não basta mudar somente o que gasta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, você tem razão e os aspirantes a IF e frugais daqui sabem disso.
      Também acho que há algumas distorções e exagerações no discurso de alguns blogueiros e comentaristas da blogsfera. Mas onde não há?
      Tem que saber filtrar isso.

      Não creio que a maioria aqui está fazendo grandes sacrifícios ou deixando de viver.
      O que penso é que a maioria aqui está acostumada a viver dessa forma, não gosta de ostentar, não quer ter carro (em alguns casos porque não gosta ou tem medo de dirigir), não tem o casamento como objetivo etc.
      Ou seja vivem assim mais por opção mesmo. E podem ter mais satisfação do quem faz o contrário de tudo isso. Essa é uma questão particular.

      O que não gosto são das patrulhas que vemos em especial nas redes sociais.
      Gente pró minimalismo, pró feminismo, pró veganismo, pró ciclismo etc, etc. Que faz de suas opções verdadeiras bandeiras políticas e acham que descobriram a roda, com coisas que sempre existiram.
      Esse patrulhamento faz com quem pense ou se comporte de maneira contrária se sinta praticamente um criminoso.

      IF com Renda Fixa começando do zero e aportando pouco é praticamente impossível. RF hoje é som com proteção de patrimônio e olhe lá.
      Mas pra tentar ser menos escravo do trabalho e de bancos a poupança é sim importante.
      Se as pessoas não alimentarem expectativas falsas, absorverem as coias boas sem extremismos e sem se acharem melhores que os outros por conta disso, tá tudo ok.

      Excluir
    2. Já respondi acima:
      Fontes de renda alternativas
      Estudo de investimentos.
      Aportar enquanto jovem mesmo que pouco

      Parar de ficar prestando atenção na vida dos outros.
      Fazer freelancer sempre que possível para melhorar aporte.
      - Procurar crescer profissionalmente , mas tomar cuidado para não gastar muito dinheiro com cursos inúteis que vão aumentar seu salário marginalmente.


      Se fizer isso na fase produtiva: 20 ao 40 , garanto que vai estar muito bem de vida.

      Se fica inventando desculpinha vai se foder.

      Abraço


      Excluir
    3. Investimento de verdade é ações,Imóveis, Ativos no exterior etc : Renda fixa é para proteger patrimônio.

      Abraço

      Excluir
  52. Ri demais com post madruga. Ontem mesmo estava olhando o face de uma menina que já foi minha namorada na adolescência e vi que ela esta grávida. Por um segundo bateu uma tristeza pensando "porra esse podia ser meu filho com ela".

    Aí eu olho o nome que ela deu para a criatura "Enzo Gabriel". Ri até engasgar e passou a tristeza na hora kkkkkkk

    ResponderExcluir
  53. Sou o anon 09:48, gostaria de esclarecer que a crítica não é especialmente para o texto do madruga. Também acho uma merda esse monte de besteira que existe na sociedade. Critico os comentários dessa galera sofredora que se opõe a tudo que gasta o mínimo de dinheiro.
    Um outro blog aí, o cara se diz IF, porém vive com 4 k no mês, com mulher. Não vai ao cinema, não passeia, não come em restaurantes, vive em 30 m2, dirige um carro de 20 anos de uso. Que merda de IF é essa que o cara vive? Ainda fala que trabalha porque o trabalho dignifica o homem. Kkk poupe meus neurônios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom mesmo é pagar juros para família setubal.

      Excluir
    2. O bom não é pagar juros pra família nenhuma! O bom é ser equilibrado, com menos problema de cabeça, pra gastar menos com remédios psiquiátricos!

      Excluir
    3. O mestre dos dividendos caiu na matrix da if o cara só vê dois grupos: Aqueles que gastam sem pensar no amanhã e vivem endividados ou o grupinho dele que vive no modo mendigo poupando até o ultimo centavo para ter uma if longínqua.

      O cara não sabe nem se estará vivo daqui a 3 anos e vive sempre o amanhã preso ao chefe tetudo e o emprego de bosta que lhe paga a migalha.

      A melhor parte da vida do mestre é o sonho dele porque o resto do dia deve ser uma grande bosta.

      Excluir
    4. No caso do corey esse é uma figura.

      O cara diz estar bem não precisar de grana, ter alcançado a if e estar satisfeito com seus ganhos mas estava mendigando 420 dolarés no canalzinho do youtube que ele têm/tinha.

      Fora que ainda trabalha porque o trabalho "dignifica" o homem kkkk e cada uma.

      E agora vem um que alcançou a if e é mais arrogante que o M dos dividendos andré o fodão da if de 3k kkkk.

      o merda se privou durante anos para ter 10k não conseguiu atingiu apenas a marca de 3k e se diz "longe dos desejos materiais".

      É ou não é uma piada?

      Excluir
    5. Parece que você descobriu hoje como é fácil jogar pedra nos outros anonimamente e agora está aí todo empolgadinho. Você é novo na internet, bonitão? Pode parar de personificar o Warren Buffet tupiniquim enquanto critica pessoas que provavelmente tem mais patrimônio que vc, rsrsrsrs.

      Excluir
    6. Kkk. O pior é que eles acham que fazendo esse monte de economia imbecil eles são mais ricos do que todo mundo. Ou melhor, tem mais patrimônio! Patrimônio é a palavra do momento!
      E nem sabem da vida de ninguém!
      Fiquei curioso e entrei no blog do tal mestre dos dividendos. Parei de ler na primeira linha, quando ele diz que aportou 41,9 k no ano! É só isso mesmo? Errei de blog!

      Excluir
    7. Anon 01:07, pior que vc tem razão! Surgiu esse ser chamado André! O cara é a piada das piadas! Defende a frugalidade, não à ostentação, simplicidade, contra a classe média opressora, etc. foi só eu comentar que achava 3 k pouco pra viver IF que o cara falou que tem grana, viveu na Europa, rico, cheio da grana! Esnobou geral! Kkk
      Logo o cara que pregava a simplicidade se revelou o maior esnobe do planeta! Típico classe média ostentador! Ficou muito engraçada a discussão! “Pô André, vc não era o contra o que a classe média impõe, contra aparecer para os outros, viver na simplicidade? Agora quer demonstrar que tem mais do que todos? “
      É de rir mesmo!

      Excluir
    8. 11:26 onde eu disse ser um novo Warren Buffet?

      Que eu saiba quem têm o rei na barriga é o mestre dos dividendos que chama todos os que não concordam com o extremismo dele de matrixianos e fica escrevendo frases cliches como Pague meu juros.

      Só têm um problema 11:26 nenhum dos seus idolos da blogosfera têm mais patrimonio que o meu. Mesmo economizando até no sabonete.

      14:26 é uma piada amigo esses caras são os mais arrogantes. se acham DEUSES acima do bem e do mal intocaveis.

      Excluir
    9. Caraca, os agentes da matrix estão em toda a parte... esse papai do príncipe Enzo que tá hateando o Mestre dos Dividendos é o pior. Vaza que você não tem voz aqui não.

      Excluir
  54. Vida de classe média é pura futilidade e ilusão, eu simplesmente decidi viver uma vida mais sossegada, me contento com o suficiente para me manter, o resto é acessório.

    ResponderExcluir
  55. Tenho dois filhos, casado, um imovel quitado, 95 mil em aplicações em renda fixa, fui a Europa em 2016.
    Creio em Deus e sou cristão, evangélico.
    Não sou rico, não sou servidor publico federal.

    Procure uma mulher que trabalhe, olhe para a mae dela,..ela ficara parecida com sua sogra.
    Viva as coisas simples, ande pela praia, leve seu filho a um parque.
    Ensine valor, não ensine preço.
    Status é comprar uma coisa que voce nao quer com dinheiro que voce nao tem pra mostrar pra gente que voce nao gosta uma pessoa que voce nao é.
    Creia em Jesus. Leia a Bíblia, principalmente provérbios de Salomão.
    Estude, trabalhe e poupe. Segredos de uma vida feliz.

    ResponderExcluir
  56. Ótimo texto madruga. Seu blog é um dos poucos que leio após o fim do vidaruimdepobre, por favor não pare.

    Como era de costume eu sempre postava minhas frustrações no comentário do blog do pobreta e os Anons me ajudavam. É mais barato que psicólogo.

    Também completei 30 em 2017, ainda moro com meus pais. Em 2018 queria dar um passo à frente indo morar sozinho, mas está difícil. Moro no interior, ganho 3.5k, tenho 110k em aportes e um terreno avaliado em uns 110k. Não queria me desfazer do terreno, que tem uma ótima vista e 615m2, o que no futuro pode realizar meu sonho de morar em uma casa com quintal legal. O problema é minha namorada, ela já está me cobrando por casamento e filhos, ela também completou 30 e fala que "tem medo de perder seu resto de juventude comigo e depois nos separarmos". Amo ela, mas é complicado, ela ganha 1k, ainda está fazendo faculdade uniesquina com FIES, não economiza (no natal deu presente para toda sua família, incluindo uma bicicleta de 600 reais para uma afiliada), sua família também é problemática, mãe doente, cunhado que não trabalha, vó idosa que moram com eles, tio morando no mesmo terreno com a família, pai a avô falecidos.

    Eu queria casar, ter filhos etc. Mas aos 30 sinto que estou no meu auge físico, mental e financeiro. Nunca aproveitei a vida, trabalho desde os 16 em empregos bosta como entregador, sempre fui muito magro, durante a faculdade literalmente passava fome e ia para a aula fedendo após o serviço. Hoje aos 30 depois de muita academia e estudos, me sinto um homem melhor, sinto que já não sou ignorado como antes. Mas percebo que se eu casar agora vou me entregar a este script que você falou, irei comprometer meu pífio salário e aporte com uma experiência padronizada de vida.

    Desculpa ter escrito tanto. Foi só um desabafo.
    Feliz 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, nós só temos essa vida, entao temos que ser sincero com nós mesmos.

      Vc quer passar o resto da sua vida com essa mulher e ter filhos com ela? De verdade?

      Se vc quer, tente ensinar ela a levar uma vida mais frugal e, em relacao a filhos, diga que vc precisa de mais uns anos para se preparar pra isso (inclusive financeiramente) e diga que ela tem que melhorar a condição financeira dela tb, pelo bem da criança.

      Se vc nao quer passar o resto da sua vida com essa mulher, dispense-a imediatamente. Trinta anos nao é uma idade critica para vc que é homem, mas é uma idade crítica pra sua companheira sim! O tempo passa e a fertilidde dela vai baixando, assim como a chance dela encontrar um outro macho vai diminuindo tb, entao a preocupaçao dela realmente é real, e se vc nao pensa em passar o resto da vida com ela, entao vc realmente tá perdendo o tempo precioso dela e causando um dano que quanto mais tempo passa mais se torna dificil de reparar.

      Excluir
  57. Caro anônimo do 31 dez, 11:57.

    Você só vai se entregar a esse script se aceitar o script da sociedade para casados. Eu sou casado e quem determina o script da minha vida sou eu. Se minha mulher quiser viver o script que a sociedade exige, que faça com o dinheiro dela. Geralmente quando vc empurra a conta para a mulher elas são até mais racionais que nós. As pessoas geralmente esbanjam o dinheiro que não é delas ou não tiveram esforço pra ganhar. O que acontece é que muitos casados deixam a administração do lar por conta da mulher, que mal sabendo administrar sapatos e geralmente ganhando menos, torra todo o dinheiro do casal pra manter o status. Como exemplo, meu casamento custou 6 mil, incluindo tudo (roupa, festas, cerimônia), quando davam palpites eu simplismente falava que sendo eu que iria pagar, faria a festa como eu bem entendesse. Minha mulher comprou o vestido no aliexpress, meu terno custou 200 reais, nossas contas são separadas e cada um administra seu dinheiro, só que isso leva um tempo de maturação mental pra vc incutir na cabeça da mulher; talvez nunca consiga e aí eu aconselho pular do barco. Se a sua mulher quer tanto casar, abra o jogo com ela e fale abertamente como vc acha que deve ser a relação, para que ela não cobre a festa de 15 mil reais no 1º ano do Enzo. Utilize a vontade dela de casar para aceitar esses termos. Caso vc nunca tenha falado sobre esses assuntos com ela, é certeza dela estar imaginando essa vida "comum" pra vcs, e assim que colocar aliança irá te cobrar. Se você não tiver coragem de falar abertamento com ela como deseja a relação, não terá coragem pra bloquear os gastos bovinos que as mulheres tanto adoram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem casei. Juntei e gastei 6 mil montando um apartamento alugado minúsculo e barato, mas bem localizado.
      Minha situacao melhorou e já moro em outro apt alugado um pouco menos minúsculo e mais bem localizado.
      Claro q sou pão duro, mas sem excessos.

      Abc

      Excluir
    2. Acho que a dúvida do anon 11:57 é mais ampla.

      Ele chegou aos 30 anos e está sentindo progressos em sua vida, por outro lado está sentindo que não teve as experiências que talvez pudesse ter tido enquanto mais novo.

      Enfim o dilema é continuar solteiro e tentar mais experiências com mulheres ou casar e abdicar dessa possibilidade.

      Caro anon entendo perfeitamente sua situação sou um pouco mais velho e também não tive as experiências que poderia com as mulheres, mas se você REALMENTE acredita que essa mulher é a "ideal", CASE.
      Não se acha mulher "ideal" em qualquer esquina, pelo contrário, é bem difícil.

      Excluir
  58. Seu madruga, e sobre a entrevista que você ficou de pensar?
    Eu te dou total anonimato e se quiser até modifico tua voz!
    Vamos participar do sociedade primitiva! Vai ser bom demais tu poder ajudar os jovens perdidos!

    ResponderExcluir
  59. Pra falar a verdade, eles pagam os nossos juros, então não dá pra reclamar do estilo de vida deles! :-)

    ResponderExcluir
  60. madrugas vc fez 28 posts em 2017 comparado com 37 em 2016 te acompanhado desde o começo espero que em 2018 consiga produzir mais
    feliz ano novo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...