quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Pobre Catarrento (2013 - 2017)

Este é o centésimo post aqui no blog e gostaria de aproveitar essa marca para prestar minhas homenagens a uma das pessoas que me inspiraram a criar o Seu Madruga Investimentos: o blogueiro Pobre Catarrento, cujo desaparecimento completa um ano nesta data. 

Na ativa desde 2013, Catarrento se tornou milionário no fim de 2015, e vinha injetando seu capital em um empreendimento imobiliário cujos detalhes desconhecemos.

Ele fez seu último post em 04/01/2017, em que demonstrou um certo desânimo com o trabalho e especialmente com o fato de que parte relevante de seu capital estava imobilizado no tal empreendimento.

No post em questão ele demonstrou também uma certa propensão a entrar menos na internet e desenvolver hobbies offline, mas nada que indicasse que jamais atualizaria seu blog novamente.

O que será que aconteceu com o Pobre Catarrento? Será que deu azar no empreendimento imobiliário e o milhão foi pro brejo? Ou será que deu tudo certo e o seu milhão duplicou, tal qual ele pretendia? Acho difícil ele voltar depois de um ano, então pelo visto jamais saberemos.

Pobre Catarrento, Pobre Requenguela, Dr. Honorários, Pobretão de Vida Ruim e dezenas de outros... assim é a blogosfera de finanças, cheia de histórias contadas pela metade.

Aquele abraço!

39 comentários:

  1. Se ele entrou em algum empreendimento imobiliário, certamente, ele se deu muito mal. Se é que conseguiu terminá-lo. O mercado mais afetado pela crise é o imobiliário. Está praticamente de ré. Quem ganhou dinheiro até 2014 se deu bem. Quem deixou passar essa data ou iniciou depois, faliu ou tá pra falir. Saiu uma notícia, hj, sobre isso. O recuo dos preços aos patamares de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Isso se não comprou imóvel na planta, pois se foi, uma hora dessas deve estar chorando a falência da construtora e o milhão jogado no lixo

    ResponderExcluir
  3. Frequentemente lembro desses caras...
    Tbm tem o Rover, que se mudou de país finalmente, ao wue tudo indica, e o glorioso BBB.
    Muita gente desanimou (ainda mais) do brasil na época que todos saíram (época de crise aguda no país), especialmente aos investimentos em RV.
    Eu fui um que quase também abandonou. Mas para nao dizer que abandonei, apenas deixei de postar frequentemente e visito a galera.
    O Requenguela "competia" comigo e com o mestrebdos centavos no ranking do pobreta. Ele tbm sumiu depois de tentar um empreendimento novo com um sócio.
    Acho que o catarrento está bem. Apenas está com foco no que está fazendo e "se desligou" de outras coisas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Acho que o PC desanimou mesmo, e se dedicou mais aos projetos offline.

    Ele nao teria prejuizo nem se quisesse, pois construia usando capital proprio e sem socios, alem da alta renda salarial que ele tinha.

    Deve estar curtindo a vida.

    Abraçao

    ResponderExcluir
  5. VdC, o problema não é usar capital próprio ou não, a questão é imobilizar capital. Mesmo que vc termine uma construção, a dificuldade pra vender está enorme. Vc fica com o dinheiro parado, sem render, pagando manutenção, etc. e desvalorizando. E ninguém quer. Por isso, acho que se perde muito. Não sei se é o caso do pobre catarrento, desconheço completamente a história dele. Só falo mesmo do mercado imobiliário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Concordo contigo, sua analise é verdadeira e se aplica em mais de 80% dos casos.

      No caso do PC o nicho dele é Minha Casa Minha Vida, e construindo com capital proprio isto reduz muito o risco.

      Alem disto ele ja tem experiencia.

      O risco maior que eu vejo é trabalhista, mas lembro que ele contratava uma empresa, logo todo o risco trabalhista era da empresa contratada e nao dele.

      Fora isto é so a burocracia da regularizaçao da obra, as visitas de fiscalizaçao, pagamento da receita e cartorio, isto vai muita grana.

      Hoje ainda o que vende é MCMV, imoveis mais caros esta bem dificil.

      Excluir
    2. Cara isso é papo de leigo.

      Na pior das hipóteses, desmoronando metade do imóvel e pagando 5 anos algum imposto você faz 10x mais que faria em qualquer investimento. Se não acredita em mim fale com construtores e engenheiros civis.

      Olhe bem o perfil de quem critica investimento em imóveis. Alinha 10, 9 não tem 5k na poupança.

      Excluir
    3. VdC, me explique porque em imóveis as pessoas falam: "hoje em dia é assim ou assado" e com ações consideram horizontes maiores?

      A maioria dos milionários brasileiros sentaram em cima de um ou dois imóveis por 10 ou 15 anos. Se isso não é um bom exemplo não sei o que é.

      Excluir
    4. CF,

      Exemplo atual de onde moro: Se antes de 2010 eu tivesse comprado 3 lotes de 100 mil reais eu estaria hoje com cerca de 1,5M, pois os preços multiplicaram por 5.

      Nao entendo esta questao da desvalorizaçao do imovel.

      Tenho os meus, continuam la.

      Recebo propostas com 20%, 30% abaixo do preço e nao vendo.

      Muitos acham que preço de imovel caiu justamente pois quem alavancou tem que entregar a preço de custo para parar de pagar juros, so por isto.

      Quem usa capital proprio e pode esperar um tempo, nao tem crise.

      Eu conheço mais gente que se aposentou com imoveis, teve gente que construiu galpao em lote de 30 mil e a area cresceu: Fatura 10, 20, 30 mil mensais.

      Outros possuem varios barracoes de aluguel de 500, 600, tirando seus 10K mes facil.

      Lojas ... Lotes que valorizaram e foram adquiridos por construtoras.

      Olha o proprio Bitcoin: Foram 9 anos pra ter esta imensa valorizaçao.

      A galera nao curte imoveis por ser imediatista.

      Nem mesmo em açoes, veja quantos colegas fazem isto: Vendem pra lucrar o que esta subindo e seguram aquilo que esta caindo.

      Tudo errado ...

      Quem derrubou preço de imoveis foram construtores e investidores de imoveis na planta que nao conseguem pagar os custos e jogam o preço la embaixo, mas isto esta no fim e a tendencia sera os imoveis subirem novamente ...

      Gasolina sobe todo dia ... Imovel acompanha inflaçao.

      Um abraço

      Excluir
    5. Comprar imóvel é coisa de matrixiano. O Pobretão provou categoricamente que a IF camaro-panicatística é incompatível com essa obsessão de comprar barracos velhos. O verdadeiro guerreiro do milhão vive do fluxo sinistro de caixa dos dividendos de ações e alugueis de FIIs pra pagar viagens incríveis e loiras esculturais.

      Fui

      Excluir
    6. CF, não é papo de leigo não. É papo de quem acompanha o mercado imobiliário. Talvez, vc seja leigo no assunto e ainda acredite no que seu avô dizia:” quem compra terra não erra”!
      VdC, no caso dos lotes, vc teria que descontar o quanto tivemos de inflação no período de 2010 pra cá, e ou ver o custo de oportunidade. Se vc tivesse investido em renda fixa( não entrarei no mérito dos bitcoins, ações ou outras maneiras melhores de investir) quanto vc teria, hj, nos juros compostos?
      Exemplo simples:
      Vc comprou três lotes em 2015 por 100 k, cada. Ou seja, seu dinheiro está parado. Considerando que a inflação de 2015 até 2018 tenha dado 18%, se vc fosse vender os lotes, hj, o preço teria que ser 118 k, pra empatar. Fora o custo de oportunidade. Vc poderia ter aplicado numa renda fixa de 8% ao ano, em três anos vc perdeu 24 mil em cada lote, fora o IPTU
      de cada, suponhamos que seja um mil cada. Concluindo, pra ser um bom negócio, teria que vender por 100+ 3+ 24= 127 mil!
      Construção é a mesma coisa. Se seu lote foi 100, a construção mais 100, dando um total de 200, basta fazer a conta com esse valor. Ou seja, se ficou um ou dois anos sem vender, terá que contabilizar tudo isso. Tem como perder dinheiro mesmo se vc só utilizou recursos próprios.
      CF,
      na época dos nossos pais, a pessoa enriquecia comprando terra barata e vendendo por milhões, anos depois. E hj? Vcs conseguem apontar esse local barato com potencial de valorização? Não mesmo! Já passou o tempo! Do mesmo jeito que o dono das Casas Bahia iniciou com a vendinha e se transformou no que é atualmente. Compre a vendinha e faça virar Casas Bahia! Não consegue! Passou o tempo!
      Entendeu como é prejuízo trabalhar com imóvel, nos dias atuais, CF?
      Quanto a perguntar pra construtores e engenheiros, vou perguntar pro dono da PDG, Gafisa, Viver, etc.

      Excluir
    7. Anônimo4 de janeiro de 2018 19:08 Está certo. Imóveis não é algo que só sobe, como o mito popular propõe.

      Recomendo escutar esse podcast com o Flávio Augusto. Penso exatamente a mesma coisa que ele sobre imóveis.

      https://jovemnerd.com.br/?podcast=seu-dinheiro-trabalhando-ou-nao

      Além disso há diversos fatores para essa ultima inflação dos preços dos imóveis no Brasil. O Efeito PT. Pegue o índice FIPEZAP de todo e o período e veja que depois que o mercado se estabilizou virá a correção, aliás, já está ocorrendo.

      "Ah, mas a tendência a longo prazo é subir". Sim como qualquer coisa precificada a uma moeda inflacionária. Não é o objeto que se valoriza, é a moeda que desvaloriza, os ganhos são apenas a correção.

      As estatísticas estão aí. Tem um monte de TCCs e monografias públicas com compilações de dados mostrando a ação do governo nessa bolha.

      Abraços!

      Excluir
    8. Então compare a valorização dos imóveis da quadra em que você mora de 100 anos atrás até hoje com qualquer outro ativo.
      O F.A. tem milhões investidos em imóveis. Tenho um amigo que investe com ele através da empresa de desenvolvimento imobiliário de um japa. Um famoso guitarrista brasileiro chamado Kiko L. está com mais de 1kk na mesma. Não existe nada, NADA que supere desenvolvimento imobiliário, e você tem razão anon, acredito nisso porque vi meu avô viver disso a vida inteira, além do bandão que vi ganhar dinheiro com imóveis com e sem a ajuda do PT.

      Não falei que sobe pra sempre, mas com certeza considero o melhor ativo de todos, ainda que seja a favor da diversificação.

      Esses donos que você citou anon, trabalham alavancados. Pergunte a quem trabalha com dinheiro na frente. Você jamais verá um engenheiro civil mudar de ramo.

      Quanto ao anon que citou o Pobreta, continue assim, seguindo um cara que fez all in em Eletropaulo. Seu otario.

      Excluir
    9. Imóvel valoriza, claro que valoriza, mas tem que ser muito otário ao pensar que só o seu imóvel valoriza, pois TODOS valorizam, entendeu? quer que eu desenhe, vamos lá... comprou imóvel por 50 mil 10 anos atrás e hoje vale 300, o metro quadrado da região aumentou em 10 anos tanto é que todas as casas valorizaram !!! investimento em imóvel é comprar abaixo do valor do mercado e depois vender com lucro

      Excluir
    10. https://g1.globo.com/economia/educacao-financeira/noticia/precos-dos-imoveis-tem-1-ano-de-queda-em-2017-diz-fipezap.ghtml


      Essa queda é dos preços anunciados se alguém chegar com $$ vivo na mão consegue desconto ainda maiores!!!!
      Se colocar inflação na conta, então...

      Excluir
  6. Dr Honorários tá na área. Converso com ele diariamente, rs. Os demais não sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, sugere a ele fazer alguns posts de vez em quando, fica a sugestão de vc abrir espaço lá no seu blog (um dos poucos bons por sinal), seria legal!

      Excluir
  7. O Pobre Catarrento mostrava desânimo em suas últimas postagens. Mas como tinha bom patrimônio acho que financeiramente deve estar bem. Embora o risco de imobilizar capital durante muito tempo em imóveis exista.

    Conheci a blogsfera através do blog do Pobretão em 2012 ou 2013 e de lá pra cá muitos blogs acabaram, como: Di finance, Eike Rico, Trader Lusitano, Simples e Próspero, Holding Scott, Mr. Dividendos entre outros.

    O ruim da blogsfera é que não sabemos quem é personagem ou não.
    Mas é um espaço interessante pela diversidade de pessoas e assuntos tratados. Dá pra tirar muita coisa útil.

    Será que esses blogueiros atingiram seus objetivos? Será que alcançaram a IF?

    São perguntas que ficam no ar.

    ResponderExcluir
  8. pobre requenguela: a ex namorada descobriu o blog dele ou algo do tipo?

    doutor honorários: leitor bem intencionado porém desastrado e retardado relevou a identidade dele

    vida ruim de pobre: algum hater descobriu a identidade dele ou chegou muito perto disso. ou o pobreta nao aguentou a pressao e ameaça dos haters e deletou pra ter paz

    bbb: cansou e foi embora, senao me engano

    rover: cansou de pagar de fodao e foi embora dizendo que venceu na vida

    teve tambem blogueiro que teve a identidade revelada e foi visitado no TRABALHO por um estranho que lia o blog dele, quem lembra disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é da minha epoca, mas foi um cara mais velho, que desmentiu isto.

      Ele relatou que a secretaria dele viu a pagina e se sentiu desconfortavel com isto.

      Nao teve esta suposta visita nao.

      Excluir
    2. Seu blog é legal VDC, estes comentarios acima sao de uma unica pessoa.

      Sua ultima postagem ajudou muito.

      Continue as postagens

      Excluir
  9. Eu não acompanhava o Blog dele mas sei que ele liderou por algum tempo o Ranking que o Pobreta fazia.
    É uma pena mesmo, muitos blogueiros legais, com histórias a acrescentar que do nada evaporam. Mas acho que ele está bem. O problema dele não foi revelação de identidade, acho que cansou de manter o blog mesmo.
    Acho que todo blogueiro, criador de mídia digital, passa por isso. Valeu.

    ResponderExcluir
  10. Muitos blogs bons se foram outros permaneceram, assim é a vida. Muitos parceiros blogueiros realmente fazem falta pois seus conteúdos eram únicos e inspiravam a muitos. Saudoso Catarro, Pobreta, Rover, BBB, DH e por ai vai...

    No entanto a blogosfera não para, ela continua crescendo. Novos blogueiros surgem e assim vamos seguindo em frente.

    ResponderExcluir
  11. acho que ele cansou de escrever.

    Rover foi uma pena, adorava as indicações de livros.

    "A vida é esta, blogs bons acabam, outros ruins como o meu continuam." acho que meu blog será eterno mesmo depois de eu comer grama pela raiz.

    abç

    ResponderExcluir
  12. E a Dona Ostra Azul? Lembra dela? rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkk é cada uma

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Hilários esses haters. É isso que mantém a blogsfera viva.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. É difícil mesmo essas situações madruga. A gente que acompanha os blogueiros a tempos se pega pensando se deu tudo certos para eles.

    Vez o outra eu lembro do pobreta e torço para que ele esteja bem de vida desfrutando das panicats que ele sonhava.

    Vê se não some também rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Espero que o Catarrento esteja bem e não tenha se tornado mais uma vítima da violência urbana que assola o nosso país.

    ResponderExcluir
  18. Madruga, boa noite, acabei de ler o seu post e achei muito bonita a menção ao ilustre blogueiro Sr. Catarro, realmente ele foi/é uma figura muito querida na blogosfera, inspirador e que deixa/deixou saudade em virtude da falta de notícias acerca do seu desaparecimento, como o anon que comentou acima, espero que esteja tudo bem e não sei qual o motivo do seu centésimo post ter descambado para um haterismo sem fim contra o VDC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 18:36, por favor, comente logado, senão fica feio.

      Se está desaparecido é porque não se tem notícias, oras.

      Ah, procure no blog do PD que achará respostas.

      Excluir
    2. A resposta é muito simples 18:36, ultimamente a blogosfera das finanças tem atraído uma cambada de haters doentes mentais. Na verdade deve ser os mesmos 3 ou 4 caras postando sobre vários nicks em diversos blogs, porque dá para ver que o estilinho tosco de críticas infantis é o mesmo.

      Daí esses caras aproveitam para poluir os blogs que os comentários são aprovados sem moderação igual o do Madruga e o do Pobre Diabo (esse último eu nem leio os comentários das postagens tamanho o nível de demência dos fakes) e outros.

      Excluir
  19. Pois é Madruga, infelizmente as histórias param pela metade.
    Ainda bem que você não morreu como a galera achava hahaha

    Abc e sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Pepeca de gorda não5 de janeiro de 2018 às 22:12

    Não ligue para os haterismos Viver de construção, você sofre haterismos por não fazer parte da blogosfera sofredora, explico.

    Você não faz posts falando sobre como sua vida é ruim, pregando sobre o estilo de vida mendigo tipo mestre dos dividendos, seu trabalho é uma bosta, você sente depressão e pensa em se matar.

    Pode ver que o rover também era hateado por não fazer parte da blogosfera sofredora de finanças, ele não era um vitimista chorão que reclama de tudo e todos, divide as pessoas em quem conhece a blogosfera de finanças e os matrixinianos, os que vivem o modo miserável e os que vivem no modo carpe diem ( na mente desses acéfalos só existe esses dois tipos de pessoas), ele passava objetivos praticos pra vida.

    Ganhar dinheiro, cuidar da aparência, ter um negócio próprio e ai sim complementar com bmefbovespa.

    Mas você tem que entender que pra fazer parte do grupinho você têm que se converter e seguir certos dogmas.

    São eles:

    * Odiar o trabalho de corpo e alma ( Esse ai eu concordo, esse é um dogma valido. Graças a DEUS que não trabalho mais).

    * Dividir o mundo entre os que conhecem a blogosfera de finanças e os carpe diem.

    * Viver no modo de vida mendigo como maior expoentes mestre dos dividendos, pobretão de vida ruim( O mestre tira até a grana da esposa dele para aportar, a coitada deve ter as calcinhas todas furadas).

    *Reclamar de todas mulheres, todas são interesseiras, vadias que só querem os alfas ao mesmo tempo que você é feio de doer, um magrelo ou gorducho brocha.

    * Ser depressivo por aportar 70% 80% do salário e não ter nem um pingo de qualidade de vida enquanto espera uma if longínqua.

    * Se achar superior a todos os que não conhecem a blogosfera de finanças e ficar com raiva daqueles que não vivem no modo zumbi mas mesmo assim tem um patrimônio maior que o seu.

    * Achar que todos os que discordam dos seus dogmas são matrixinianos, papais do Enzo, carpe diem , pague meus juros e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assinado: Papai do príncipe Enzo

      Excluir
    2. What is more worth buying, than Freedom itself? Why would you buy much of anything at all, when you haven’t even bought your own freedom yet? Freedom is something that can be bought one chunk at a time and savored. You’ll become addicted when you get your first taste. And thus, the benefits begin immediately.

      Pardal Investidor
      Rico com Bitcoins, foda-se a Blogosfera

      Excluir
  21. Era pra ser homenagem ao Pobre Catarrento e virou uma festa do cachorro louco.

    Esse é um dos poucos blogs sem moderação nos comentários, mas isso vai mudar se ficar rolando treta na proporção da que rolou neste post.

    Obviamente ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas eu só tenho a perder se este blog virar a central das tretas.

    Acho que já deu, né.

    Feliz 2018 a todos!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...