quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Tempos de crise e entrevistadores babacas

Tempos de crise

Além das atividades usuais, setembro tem sido repleto de análise de currículos e realização de entrevistas com candidatas à vaga de secretária que se encontra em aberto aqui na empresa.

Já recebemos quase quarenta e-mails de moças interessadas, e eu sinceramente não faço a mínima ideia de onde tanta gente está surgindo e como diabos ficaram sabendo da vaga de emprego em questão.

Além dos e-mails, algumas pessoas enfiaram seus currículos por baixo da porta de vidro da empresa, outras interfonaram e fizeram questão de entregar currículo em mãos, enfim, o pessoal está brotando de todas as formas possíveis para se candidatar à vaga.

Isso me surpreende um pouco, pois em ocasiões passadas já anunciei essa mesma vaga com muito mais intensidade (em grupo de empregos do Facebook com mais de 150 mil membros, por exemplo) e o feedback era bem menor. 

Outra coisa que foge à normalidade é a quantidade de gente que, em ligação telefônica ou no corpo do e-mail, vem manifestando um certo desespero, algo do tipo "me contrata, pelo amor de Deus!" (não necessariamente com essas palavras).
Enfim, são os efeitos da crise, pelo visto muita gente já está pagando a conta que nosso Estado obeso mórbido e ineficiente está tentando enfiar enfiando goela abaixo do povo.

Uma salva de palmas para o Partido "dos Trabalhadores"

Entrevistadores babacas

Mudando levemente de assunto, essa bateria de entrevistas com pessoas interessadas em trabalhar aqui me lembrou das vezes em que saí por aí à procura de estágio e/ou emprego, em que muitos entrevistadores pareciam ter sido tomados por um complexo de todo-poderoso pelo simples fato de estarem realizando a entrevista.

A boa notícia é: quando você tiver sua própria empresa e precisar entrevistar alguém, você não precisa reproduzir esse comportamento babaca!

Basta seguir as seguintes dicas:

1) Não custa nada ter respeito com todo mundo que se candidatar à vaga, independentemente do grau de instrução ou de experiência. Mais tarde você pode pagar de rambo-de-teclado e descer o cacete no seu blog tipo eu fiz ali em cima, mas no frente-a-frente você não precisa estragar o dia de uma pessoa que só quer trabalhar.

2) Meu amigo, se durante a entrevista você disser "entrarei em contato contigo, mesmo que seja pra avisar que contratamos outra pessoa", CUMPRA SUA PROMESSA.

3) Pare de bancar o psicoterapeuta que está analisando a fundo a alma do entrevistado e enfie perguntas do tipo "Qual é o seu maior defeito?" e "Se você fosse um animal, qual animal seria?" no meio do seu cu.

4) A pessoa está ansiosamente aguardando por uma resposta e você sabe disso, então se você já tiver uma decisão, dê a resposta o mais rápido possível. Em outras palavras: se na sexta-feira você já sabe que quer contratar o fulano, não espere até segunda-feira para dar a notícia. Para o bem ou para o mal, não deixe ninguém ansioso, nervoso, triste, eufórico ou desiludido desnecessariamente.

De uma maneira geral, não se ache o pica das galáxias só por você ter algo que a pessoa quer (vaga de emprego). Use a entrevista com o único objetivo de conhecer a pessoa em carne e osso, perguntar detalhes sobre o passado profissional dela, esclarecer dúvidas, e não para massagear o próprio ego como tanta gente faz, botar alguém pra baixo ou fazer perguntas impensadas, sádicas e de pouca ou nenhuma utilidade prática.

Em suma, é possível deixar de reproduzir o comportamento babaca que permeia boa parte das entrevistas de emprego, e isso não demanda muito esforço.  

Abraço e boa quarta-feira!

18 comentários:

  1. Acho que de cinco entrevistas esse ano, em pelo menos 3 não obtive retorno do resultado.

    Perguntar os maiores defeitos e qualidades eu considero uma pegadinha muito sacana, visto que os defeitos ninguem gosta de falar e é provavel que alguem se enrole para não ser sincero demais, coisa que é muito dificil para mim.

    Teve um caso que marcaram uma entrevista comigo e eu avisei que não podia ir e perguntei se poderia ir na outra semana. Me responderam dizendo que nao podia. Algumas semanas depois divulgaram a vaga novamente e eu mandei novamente meu curriculo, e fiquei surpreso ao receber a resposta da "pessoa do rh" dizendo que eu não havia comparecido na ultima seleção então não poderia participar dessa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "pessoa do rh" geralmente é um besta sem habilidade específica, sem compreensão do negócio, sem visão estratégica, enfim, sem nada, um ser humano aleatório que caiu de paraquedas na profissão (ninguém pensa "quero ser profissional de RH quando crescer").

      Excluir
  2. As vezes não entendo o mercado de trabalho e tenho uma certa aversão a matérias sobre empregos divulgadas pela maior parte da mídia.
    Quem foi que disse que o mercado de trabalho valoriza a criatividade, a iniciativa etc?
    Na maioria das vezes o funcionário deve apenas cumprir um papel pré estabelecido e ponto, em muitos casos funcionários que opinam, se opõem a algo, tentam fazer valer sua criatividade são sabotados pelos colegas ou cortados por superiores que não querem ter que "esquentar a cabeça" com eles.
    Isso sem contar exigências do mais diversos tipos para lhe pagarem até 2k.
    E ainda por cima entrevistas e dinâmicas de grupos de eficácia bem duvidosa.
    Já me perguntaram se o emprego ao qual estava concorrendo era o que eu havia sonhado ou tinha vocação para aquilo desde criança etc (emprego operacional na indústria), no qual ainda não havia trabalhado.
    Aí eu que pergunto: Se pode confiar no que os candidatos dizem em uma entrevista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, às vezes também tenho essa sensação de que os meios de comunicação vivem num mundo paralelo quando vão falar sobre mercado de trabalho.

      Excluir
    2. Eu sou do tempo da mentira da reengenharia, uma conversa fiada divulgada pela Veja, Exame e Você/S.A.

      A mídia mente todos os dias. É muita historinha falsa e deturpada para vender revista e jornal.

      Excluir
  3. Não vale a pena buscar alguém qualificado pela Catho ou outra agência?
    Peço um post sobre como você decidiu abrir sua empresa, o que considerou, a grana que teve que reservar e quais as áreas mais presta atenção (finanças, marketing, contábil, vendas, etc).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF, nunca nem cogitei usar essas agências. Será que é uma boa? Nunca tinha pensado nisso.

      Esse post vai sair, já comecei a escrevê-lo, deletei e comecei de novo algumas vezes... mas vai sair.

      Abraço!

      Excluir
  4. Fiz várias entrevistas no ano passado, apesar de não querer de fato naquela época ainda trabalhar, por motivos de estar concluindo a graduação, e cada uma foi pior que a outra, os ditos cujos não davam oportunidades para quem estava buscando a primeira experiência de emprego. Hoje trabalho apenas para networking e em busca de empreender, como já faço. Salário é consequência do que venho planejando. Ficar dependendo de emprego e não buscar algo a mais é como morrer na mesmice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está ganhando dinheiro com jogo online? Parece ser uma boa fonte de renda, não existe crise econômica pra galera viciada em MMORPG.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Não existe crise mesmo madruga, aquele povo é movido no 220, são piores viciados que drogados, não tem tempo ruim, qualquer R$10,00 que arrumam, torram no joguinho, e eu como todo bom opressor apenos forneço o que eles querem, atualmente tá 50/50.

    Invisto nessa área, mas também estou movendo os pauzinhos pra abrir minha nova empresa de e-commerce varejista.

    me dou bem com marketing, e tenho os nichos certos pra divulgação, assim que estiver todo o negócio planejadamente alinhado, creio que dará certo, claro que tudo sem criar expectativas e calculado minuciosamente pra não tomar nenhum tomnbo. Uma frase que carrego:
    "Um empreendedor assume riscos, porém riscos calculados".

    *Só alterei 2 palavras que faltaram no inicio do texto.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, uma das coisas que mais odeio é ter que ir de porta em porta buscar um emprego. Principalmente por essas caras de "O que vc tem de tão bom para eu te contratar por esse salário de merda que estou oferecendo?". Odiava também a sala de espera, o cara marcava com você as 14:00 e só te atendia as 16 ou 17 horas. Eu achava uma falta total de respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também odiava e espero nunca mais passar por isso. Já fui embora no meio de dinâmica estúpida de entrevista de emprego.

      Excluir
  7. Por isso muita gente quer estudar 2 anos direto e passar para o TCU, com direito a duas férias por ano, 14 k iniciais de salário.....

    ResponderExcluir
  8. Essa semana mesmo, estava conversando com o pessoal do rh na empresa que trabalho. Claro que muitas perguntas são desnecessárias/padrão, porém, também não se pode descartar que muita gente vai para uma entrevista e não sabe nem a postura que deve ter.
    Aqui no RJ, já ouvi vários exemplos de pessoas com o famoso "tipo assim" usando em entrevista ou até mesmo, omitindo informação.
    De qualquer forma, imagino o desespero da galera nesse tempo de crise.
    Fora isso, mais um belo post, Madruga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Albino, rolaram uns currículos bizarros e umas entrevistas mais bizarras ainda por aqui. Muita gente sem noção...

      Abraço!

      Excluir
  9. Muito bem. Essa forma de pensar é inovadora. Contratar pode ser muito mais simples do que parece. Detesto essas convenções sem sentido. Todo mundo está aí procurando emprego porque quer dinheiro. Não porque quer "novos desafios" ou outra coisa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...