quinta-feira, 2 de junho de 2016

Desempenho maio/2016 (+5,12%)

Inicio o post de hoje saudando cordialmente os nobres cavaleiros do milhão que lutam pela prosperidade nesse circo disfarçado de país.

O desempenho de maio foi favorecido por um aporte que considero satisfatório (baseado na minha realidade financeira) e pela alta dos FIIs: 


Vida pessoal:

Apesar de ter ganhado passagens aéreas de ida e volta para a Europa, sigo protelando o planejamento da viagem em questão, pois o Euro está empacado nos R$ 4,00 e eu definitivamente não tenho motivação de planejar uma viagem nessas circunstâncias.

Não poderei protelar para sempre, do contrário corro o risco de perder o direito de requerer a emissão das passagens, então cedo ou tarde terei que planejar a viagem independentemente do valor do Euro.

Já decidi que se o Euro não baixar farei uma mini-viagem de 10 dias em dois ou três países, mas por ora vou continuar protelando mais um pouco para ver se a situação melhora ao ponto de eu querer fazer uma viagem mais longa. 

Mudando um pouco de assunto: no mês de maio viajei para o interior três vezes e nossa senhora, como eu gosto do interior.

Hoje mesmo aqui na capital em que vivo, bastou eu sair de casa para ir andando ao trabalho que logo fui abordado por um mendigo-mirim.

"Ei! Ei, irmão! Compra alguma coisa na padaria ali pra mim!"
Continuei andando e vi três caras deitados em papelão debaixo da marquise de um imóvel comercial desocupado, um deles com a mão pra dentro das calças socando o palhaço como se não houvesse amanhã.

Isso mesmo, meus amigos, em plena luz do dia e lá estava o zumbi do crack ignorando completamente a moral e os bons costumes enquanto acariciava o golfinho, depenava o sabiá, descascava a mandioca, enfim, acho que vocês entenderam.

Cena mais comum da minha rotina.
Atravessei a avenida e vi aquela fila de ônibus municipais e intermunicipais com tanta gente dentro que a lei da física de que "dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo" vai ter que ser revista, além do barulho de buzina, sirene e sabe-se lá mais o quê, enfim, uma verdadeira balbúrdia que nunca foi do meu gosto.

TENSO.
Finalmente cheguei na empresa e meu sócio diz que ontem o filho dele acorrentou a bicicleta por 5 minutos enquanto ia na farmácia e quando voltou a bicicleta havia evaporado.

Esse tipo de clima de caos urbano não é pra mim. Não que eu esteja sofrendo por causa disso, pelo contrário, no dia a dia sou indiferente a esse tipo de coisa, mas preferiria estar longe disso, numa cidade menor e mais calma.

Vida profissional:

Nada muito relevante para reportar em relação a minha humilde empresa.

No post de desempenho de abril contei para vocês que minha empresa recebeu um apartamento numa dação em pagamento.

A burocracia para registrar o apartamento em nome da empresa se prolongou pela maior parte de maio, e só no fim do mês o registro ficou pronto e colocamos o imóvel à venda.

Anunciei o imóvel internet afora e fui bombardeado por mensagens e ligações de corretores de imóveis interessados em se meter na minha venda e embolsar uma comissão. Exemplo:


É bem frustrante você receber uma mensagem ou ligação, ir todo feliz crente que é um interessado no apartamento, só para descobrir que na verdade é um corretor de imóveis querendo se meter na transação.

O curioso é que após o sexto ou sétimo corretor, coloquei mensagem no anúncio dizendo "DISPENSO CORRETORES DE IMÓVEIS", e mesmo assim o assédio deles persiste.

Essa galera da corretagem deve estar desesperada. Além da crise, que por si só já é um fator que fode todo mundo, eles também estão tendo que lidar com o fato de que, com o surgimento de sites tipo OLX, ZAP e sabe-se lá mais o que tem por aí, nunca foi tão fácil negociar imóveis sem precisar de um intermediário. 

Tirando o assédio do corretor, três interessados me contataram, e a negociação avançou bastante com um deles, mas ontem liguei pro cara e ele não me retornou, então acho que ele deu pra trás.

Não tem nem dez dias que pus o cafofo à venda, estou mais ou menos otimista de que venderei nos próximos meses, e espero de coração não precisar recorrer a um corretor, pois agora peguei birra dessa classe.

Investimentos:

Como já adiantei no início do post, FIIs trouxeram alegria ao coração do Madruga mais uma vez neste mês de maio. 

Como já escrevi pra cacete e estou com pressa para encerrar o post, vou limitar esse tópico de investimentos ao desempenho dos FIIs, e no mês que vem posto a carteira completa.

Pois bem. Desempenho consolidado dos FIIs:


Agora os meus 4 FIIs analisados individualmente (o nome do FII está no canto superior esquerdo):


Ah, sim, e o dinheiro do aporte de maio está na poupança até eu decidir o que fazer com ele.

Por hoje é só. OS R$ 100K ESTÃO CHEGANDO!

37 comentários:

  1. Boa Madrugão, seguindo firme e forte.
    Prestação de contas em dia seguindo a política de accountability da blosfera.
    Assinado auditor sénior: Pardal Investidor

    Brincadeiras a parte...Esses corretores são ratos, chatos para "baralho", a tecnologia simplesmente suprime todos esses intermediários de uma figa, que na maioria dos casos nada adicionam a transação,
    pedintes/mendicância profissional normal, baús idem.

    Welcome to hell.

    Bons aportes, e que seu imóvel seu vendido como desejas.

    Falow,
    Pardal Investidor
    Me add no blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pardal. Já estava adicionado.

      Antes os corretores detinham o monopólio da informação sobre o que está sendo comprado e vendido. As alternativas aos corretores eram parcas e porcos, como por exemplo anunciar em classificado de jornal.

      A tecnologia vai fuder com essa galerinha.

      Excluir
  2. Madruga, em relação aos pedintes e cracudos, o que vc achou dos esquerdistas chamando de higienistas e fascistas quem queria tirar eles dá rua?
    P.s: como ficou a situação da sua avó e do advogado pilantra?

    Ass. Conde de Monte Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Conde! Não acho que tirar esse pessoal da rua seja fascismo ou higienismo. O espaço público é para o trânsito de pessoas, não para moradia.

      Em relação ao lance da minha vó, orientei meu pai a ignorar o advogado, e até agora isso surtiu o efeito desejado: pararam de procurar o meu pai e, até onde eu sei, também não entraram com processo contra ele. Se tiver mais novidade sobre isso eu faço post!

      Abraço, amigo!

      Excluir
  3. acariciava o golfinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olá Madruga,
    Por coincidência também vi um mendigo-punhetador-matinal logo antes de viajar, minha esposa e eu achamos um absurdo desses que parece só acontecer no BR.
    Meu kitnet está à venda a dois dias na OLX, e até agora só corretores desesperados me contactaram (porém já recebi 2 ofertas através do meu amigo corretor), impressionante como são chatos, mas não os critico pois só querem trabalhar.
    Bom aporte. Eu apostaria que você é um bacharel em direito que conseguiu escapar do destino desgraçado de advogar. Acertei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, CF! Acertou! Até tenho registro de advogado na OAB, pois às vezes se faz necessário. Mas por sorte escapei da rotina de advogado (processos, audiências, idas em fórum etc).

      Excluir
  5. Ola Madruga,

    Seguinte, corretores agora estao em maior numero, pois devido a crise muitos tiraram o CRECI (acho que e isto) e tentam intermediar imoveis.

    E um pouco chato, mas eles podem ajudar. Eu faco assim: Se meu imovel custa X, eu negocio que eles podem vender por X + Corretagem, e sou muito honesto com eles, caso eles mostrem a uma pessoa e esta pessoa me contate diretamente (meu preco e 5% menor pois nao tem corretagem), se eu vender eu pago a corretagem mesmo assim.

    As vezes fico P da vida, mas pensando pelo lado deles, eles querem trabalhar somente, entao deixo nestas condicoes.

    FIIs so alegria, mas uma correcao devera vir ... Muitos FIIs terao reajustes no proximo semestre, entao e melhor manter o foco.

    Para voltar do trabalho utilizo uma via conhecida em minha cidade, e parece muito o "The Walking Dead", cheiobde crackudos, tem que tomar cuidado ... Inclusive nesta mesma via, quando tive um carro mais caro (60K) tentaram um assalto, 22:20 da noite eu voltando da casa da namorada (hoje esposa), colocando objetos e tentando parar meu carro ... Nunca mais compro carro caro pela IF e pela minha seguranca.

    Sao anos que vejo as mesmas pessoas nesta via, mulheres prostituindo e homens crackudos usando e outros vendendo drogas. Cheio de lotes vagos, ai e um paraiso para eles.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC, eu fiz isso com um corretor. Disse que ele poderia vender o imóvel, e o que ele conseguisse acima do preço que quero receber seria dele.

      Eu só impus uma condição: que ele não anunciasse na OLX, pois isso estou fazendo por conta própria e pelo meu preço, que é mais barato por não incluir qualquer tipo de comissão.

      Depois de combinarmos isso, qual foi a primeira coisa que o cara fez? Anunciou na OLX, rs.

      Por ora vou tentar vender por conta própria, se eu perceber que tá difícil, terei que recorrer aos corretores.

      Excluir
  6. Ola, falando em corretoras financeiras, quais são as melhores para investimentos em FII? Como preços por operações etc para pequeno ou mini investidor. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon, se descobrir me avisa, não estou nada satisfeito com as tarifas da minha corretora.

      Excluir
  7. oi Seu Madruga,

    parabens pelo fim de mes e boa sorte no imóvel!
    vi noticias que a RNGO vai aumentar a vacancia deve ser por isso que deu uma queda, vo tentar aproveitar pra entrar nela.

    Ewaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ewaldo! Li no blog do Tetzner que o RNGO11 caiu na semana passada pois uns analistas recomendaram a venda por conta de uma perspectiva de vacância, sim.

      Excluir
  8. Madruga,

    Os FIIs estão nos trazendo grandes felicidades mesmo!
    Agora um assunto que me pegou no seu blog, é a vida no interior. Sinto exatamente o que você descreveu.
    Cidades grandes são um horror sem fim.

    é isso ai Madruga,
    bons ganhos e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Burguês! E o interior tem mais uma vantagem: costuma ser bem mais barato do que a vida em capital, o que deixa a independência financeira mais próxima.

      Excluir
  9. Parabéns madruga, a porta dos 100k está logo ali, vamos mantendo o foco!

    ResponderExcluir
  10. Eu trabalho no centro da cidade. Ao lado do trabalho tem um igreja com uma pracinha na frente. Virou ponto de drogados e namoro homossexual. Tem umas árvores na praça e fica os casais: h com h ou m com m se pegando e gente usando drogas. No centro da cidade e na frente de uma igreja.
    É foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bizarro, anon, quando criam uma cracolândia num lugar desses é porque claramente a polícia não tá fazendo seu trabalho.

      Excluir
  11. Rumo aos 100k. Parabéns pela evolução mensal da carteira, que ignorou a turbulência do mercado!

    Não deixe de viajar não, é sempre bom ir para algum país desenvolvido se desintoxicar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dr. Já estava ficando feliz com a robustez da minha carteira de renda variável, mas nesse comecinho de junho já levei uns tapas de realidade com uma leve desvalorização dos meus FIIs, rs.

      Vou viajar sim, preciso mesmo desintoxicar.

      Abraço!

      Excluir
  12. Salve Madruga!

    Show de bola a evolução e rumo aos 100k! (Prepara um post de comemoração hehe).

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Albino. Com certeza os R$ 100k serão muito bem celebrados. É uma marca que considero irrisória quando vejo todo o caminho necessário para se alcançar a IF, porém ela realmente tem um simbolismo muito grande e merece ser comemorada.

      Abraço!

      Excluir
  13. Fala Sr. Madruga, aqui no Hell de Janeiro é a mesma coisa. Em todos os bairros, do mais rico ao mais pobre tem mendigo, pivete, assaltante, traficante. Tá uma beleza.
    Todo o trabalho que fizeram aqui de contenção de bandidagem e que por sinal foi exaltado pelas emissoras e jornais pelo Brasil e mundo a fora, foi perdido. Não existe projeto de longo prazo nessa bagaça, apenas contingencia.

    Quanto ao apartamento, relaxa que logo vende. Imóvel é um ativo excelente e traz a segurança que por vezes o dinheiro não pode oferecer. Como diria meu pai, dinheiro é papel pintado (no tempo dele no nosso é apenas bits e bytes). No médio prazo desencalha o AP.

    Os FII lhe ofertaram boa rentabilidade, parabéns. Rumo aos 100K.

    Forte abraço !!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a coisa no Rio está desandando. Tinha um plano para segurança pública que parecia promissor, e hoje em dia não se fala mais disso. Espero que nenhum atleta leve tiro aí nas Olimpíadas, pois se isso acontecer todo o esforço para promover mundialmente a cidade vai pro brejo em um instante.

      Abraço!

      Excluir
  14. Sucesso na venda Madruga

    Interior é tudo de bom e se tiver rio, lago ou mar é sensacional. Esta é minha meta de vida futura.

    Meu Ap, como estava com pressa para vender pois tinha outro negócio imediato, aceitei a intermediação do corretor.

    Meu trajeto é só orla e de dia, então o que mais vejo é o pessoal do cooper, e acredite muitas vezes a visão é maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha casa e meu trabalho são muito pertos da praia, também posso fazer um caminho pela orla, embora seja um pouquinho mais longo do que o caminho que costumo fazer.

      Vou experimentar o caminhho da orla, dessa forma evito toda a poluição visual dos mendigos/zé droguinhas e de brinde verei essa visão maravilhosa que você está se referindo, hahaha.

      Abraço!

      Excluir
  15. Parabéns madruga. Estou com um patrimônio semelhante ao seu e ansioso pelos 100k.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite seu madruga, que bom que suas vidas pessoal e financeira estão indo bem, sobre os mendigo, sinto pena deles, pois eles são vítimas de uma cultura corrupta e imbecil que vivemos, onde os valores infelizmente são o consumismo desenfreado e a fuga dos estudos, mas realmente não da pra fazer nada, dar dinheiro não ajuda. É bom ver que vais bem, por que eu estou numa situação difícil, perdi meu emprego semana passada, porém vivo com meus pais e não passarei fome nem nada. Perder o emprego desta vez foi algo estranho, foi ruim pq perder emprego raramente é totalmente bom, mas teve uma parte boa pq isso me obrigou a sair da zona de conforto e procurar um emprego melhor, pq no que eu estava eu ganhava míseros 1,2k como programador júnior, agora sou "obrigado" a correr atrás de outra coisa, quem sabe não arranjo algo melhor, né? outra parte boa de ter perdido o emprego é que o projeto que eu estava trabalhando estava me consumindo muito, eu trazia muito trabalho pra fazer em casa e estava ficando muito estressado por isso e agora FODA-SE, ahhh como é bom dizer foda-se pra aquele projeto e pro outro cliente grosseiro e insuportável para o qual eu tinha que prestar suporte. Te desejo tudo de bom, hoje e sempre, até o próximo post Seu Madruga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mr. White, em relação a perda de emprego, por mais que tenha sido uma notícia indigesta para você, de fato há males que vem para o bem.

      Realmente o ser humano tende a se acomodar no trabalho, mesmo quando não está satisfeito com as funções que desempenha, com o salário ou com a ausência de perspectiva de crescimento dentro da empresa.

      Você pode aproveitar essa demissão como um catalizador para sair da zona de conforto e procurar algo melhor, tenho certeza que você não gostaria de passar o resto da vida ganhando R$ 1,2k.

      Que bom que você pode contar com o apoio dos pais nesse momento - não vai passar fome por estar desempregado. Você pode aproveitar que tem essa base de apoio para procurar algo que pague mais de R$ 1,2k, e espero que encontre.

      Só uma pergunta: esse tipo de profissão não é valorizada no exterior? Você não cogita ir para os EUA ou Europa tentar a sorte por lá?

      Abraço!

      Excluir
    2. É valorizada sim e cogito ir pra fora, mas para isso tenho que adquirir mais conhecimentos em outras linguagens de programação e já ter bons trabalhos que eu possa mostrar como referência da minha capacidade, mas já estou trabalhando nisso e quero sim, assim que surgir a oportunidade, sair daqui para a Europa ou os EUA. O salário nesses países costuma ser melhor e principalmente a qualidade de vida é bem superior.

      Realmente essa demissão foi um mal que veio para bem, estou na última semana para entrega do TCC e ter o dia inteiro pra trabalhar nesse artigo vai me ajudar muito. Agora que estou mais calmo e parei para analisar minha situação, acredito que saí da empresa no tempo certo, peguei experiência suficiente sobre o básico do mercado e como as coisas funcionam na minha área de atuação, isso abriu horizontes para mim em questão de saber o que focar no aprendizado e como estudar da maneira correta. Realmente, há males que vem para o bem.

      Excluir
  17. Eu irei alugar meu apartamento... e estou pensando em colocar em alguma imobiliária, por não ter tanta segurança em fazer "sozinho"..

    seu desempenho de maio foi muito bom Madruga!
    Quanto a Europa... o Euro vai ficar nesse patamar por um bom tempo... o jeito é só se preocupar para qual cidade vc irá mesmo hehehe

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. A bola de neve começa a crescer... Tempo + aportes + evitar riscos desnecessários = lucros. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde! Tenho um exemplo que gostaria de tirar uma dúvida, isso aconteceu comigo.
    Comprei 100 unidades do ETF bova11 a R$47,00, gerando R$4725,00 com corretagem e emonumentos. Vendi 90 unidades a R$52,77, me retornando a conta o valor de R$4725,00 e ficando com o lucro posicionado no mercado esperando vender quando esse valor subisse para 60 ou 70 reais. Esse caso como eu declaro os 15% que obrigatoriamente deve ser feito em investimentos desse tipo? Porque até então não realizei o lucro, mas de qualquer forma vai me dar um lucro que ainda não consigo contabilizar!

    ResponderExcluir
  20. Descobri o seu blog há pouco tempo, às vezes eu visitava o blog do "Pobre Sonhador", acho que era esse o nome. Sobre dicas de investimento em FII, onde posso achar materiais para aprender mais sobre isso? Achei esse site aqui é bom?
    http://www.clubefii.com.br/fundo_imobiliario_lista

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...